1ª Biodiesel Week acontece na próxima semana

O evento, totalmente online e gratuito, contará com a participação de empresários, agentes públicos, jornalistas, pesquisadores e representantes de instituições do Brasil e do exterior

Para celebrar o Dia Internacional do Biodiesel, que será comemorado em 10 de agosto, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) e a Embrapa Agroenergia promovem, de 10 a 14 de agosto, a primeira edição da Biodiesel Week. Será uma semana inteira de webinars, que vão abordar diferentes questões em evidência atualmente no setor, como RenovaBio, o futuro dos leilões, qualidade, novos biocombustíveis e recuperação pós-pandemia, entre outros temas.

O evento, totalmente online e gratuito, contará com a participação de empresários, agentes públicos, jornalistas, pesquisadores e representantes de instituições do Brasil e do exterior. Entre os convidados já confirmados estão o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira Coelho; o diretor da ANP, Dirceu Amorelli; e o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso.

“O setor de biodiesel no Brasil emprega hoje cerca de 400 mil trabalhadores e tem uma comunidade científica com mais de três mil pesquisadores. O objetivo dessa semana é promover o diálogo entre os diversos agentes envolvidos na cadeia produtiva para pensarmos o futuro pós-pandemia. O Brasil tem um potencial enorme para promover uma recuperação econômica em bases sustentáveis e os biocombustíveis são prova disso”, destaca Juan Diego Ferrés, presidente da Ubrabio, que fará a abertura do evento, dia 10 de agosto, às 9h30.

Serão oito webinars, totalizando cerca de 15 horas de apresentações e debates, para tratar de diferentes aspectos do mercado de biodiesel no Brasil e no mundo. Serão discutidos temas como o desenvolvimento de políticas públicas para o setor; uso de novas matérias-primas para diversificar a produção; e a inclusão da agricultura familiar na cadeia produtiva do biodiesel.

A Biodiesel Week será transmitida ao vivo pelo canal da Ubrabio no YouTube (não é preciso fazer inscrição). Também será possível acompanhar o evento via o aplicativo Zoom e receber certificado, mas, neste caso, é necessária inscrição prévia.

Confira a programação completa, os participantes já confirmados e o link para inscrição em: https://ubrabio.com.br/biodieselweek/

Sobre o Dia Internacional do Biodiesel

Em 10 de agosto de 1893, em Augsburg, Alemanha, o primeiro modelo de Rudolf Diesel, um único cilindro de ferro de três metros com um volante em sua base, funcionou pela primeira vez abastecido com nada além de óleo de amendoim.

Mais de um século depois, o dia 10 de agosto passaria a ser lembrado como o Dia Internacional do Biodiesel, data que celebra a consolidação de um combustível renovável e biodegradável, obtido geralmente a partir da reação química de óleos vegetais ou gorduras de origem animal, com um álcool na presença de um catalisador (reação conhecida como transesterificação).

No Brasil, a criação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), em 2004, marca o início da produção e uso de biodiesel no país. Hoje, este combustível renovável é utilizado em misturas com o diesel fóssil. Todo o diesel comercializado no Brasil deve conter, no mínimo, 12% de biodiesel, em atendimento à legislação, que prevê o aumento de um ponto percentual na mistura obrigatória, anualmente, até alcançar 15% em 2023.

Sobre a Ubrabio – A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) é uma associação sem fins econômicos que representa nacionalmente toda a cadeia produtiva desses biocombustíveis. Desde sua criação, em 2007, a entidade lidera o segmento e atua como interlocutora entre sociedade e governo para mobilizar e unir esforços, recursos e conhecimentos na busca pelo desenvolvimento do setor.

Print Friendly, PDF & Email