50 anos da Catedral de Brasília

Celebrado no último domingo (30) o jubileu de ouro da Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral de Brasília completou 50 anos ontem (31). Sendo considerado um marco na arquitetura moderna foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. 

O projeto de Oscar Niemeyer simboliza as mãos em prece voltadas para o céu e os 16 pilares de concreto possuem o formato de bumerangues, os vitrais dão um ar celestial eles são assinados pela artista  Marianne Peretti. A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida ainda apresenta três anjos em seu teto que parecem flutuar pelo céu.

Na entrada há quatro monumentos conhecidos como, “Os quatro evangelistas”, as esculturas e os anjos são assinados pelos artistas plásticos Alfredo Ceschiatti e Dante Croce. Considerada como um dos pontos turísticos mais importantes da capital federal e recebe milhões de visitas ao longo do ano. Este ano a comemoração foi diferente devido a pandemia do novo coronavírus.

A missa em ação de graças foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Catedral de Brasília , pela Rádio Arquidiocesana Nova Aliança e pela TV e Rádio Canção Nova Brasília. Devido à pandemia a Catedral adaptou o tour pela igreja sendo possível realizá-lo através dos destaques Rota da Paz que foi criado em abril pela Secretaria de Cultura do DF para celebração dos 60 anos de Brasília.

Ao todo são 12 atrativos místicos e religiosos do DF e entorno que fazem parte da programação. Outras seis rotas compõem o Tour Virtual: Rota Cívica, Rota Arquitetônica, Rota Cultural, Rota Náutica, Rota do Cerrado, e Rota Fora dos Eixos.

Print Friendly, PDF & Email