Academias e salões de beleza reabrem hoje no DF

Atividades voltam com restrições e medidas de segurança

A partir desta terça-feira (7), academias e salões de beleza reabrem com regras. Na última quinta-feira (30), o governador Ibaneis Rocha autorizou o retorno das atividades. Decreto divide opiniões.

Após 109 dias fechados as atividades retomam com restrições e medidas de segurança. A Secretaria DF Legal e a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde serão as responsáveis pela fiscalização dos comércios abertos.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que, a partir de hoje, haverá um mutirão de ações fiscais nesses estabelecimentos para verificar o cumprimento do decreto do GDF. Aqueles que descumprirem as determinações constantes no decreto serão intimados a realizarem as adequações necessárias no prazo de 24 horas.

Orientações:

Academias de esporte de todas as modalidades 

» Disposição dos equipamentos à distância de dois metros uns dos outros;

» Proibição do uso de bebedouros e chuveiros, bem como de aulas coletivas e de contato físico nas atividades;

» Suspensão do uso de catracas e pontos eletrônicos cuja ativação se dê por meio de biometria, especialmente por impressão digital;

» Fechamento de uma a duas vezes por dia por cerca de 30 minutos para limpeza e desinfecção dos ambientes.

Salões de beleza, barbearias, esmalterias, centros estéticos  

» Higienização frequente de cadeiras de uso coletivo;

» Proibida a permanência de pessoas em espera dentro dos estabelecimentos; o atendimento deve ocorrer mediante agendamento;

» Esterilização de todos os equipamentos de trabalho e trocar de toalhas ou lençóis após cada atendimento;

» Uso obrigatório de máscaras por clientes e funcionários, além de protetor facial de acrílico (face shield) por todos os prestadores de serviços. 

Print Friendly, PDF & Email