Após seis anos interditada, Biblioteca Demonstrativa do Brasil é inaugurada com atividades on-line

Por conta da pandemia,a volta da programação será completamente on-line. Para a retomada neste mês, estão programadas turmas de contação de história, curso de violão, apresentações musicais e até um sarau eletrônico 

Fechada à seis anos, finalmente a reforma da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria Conceição Moreira Salles, na 506/507 Sul foi concluída e segunda-feira (18) as atividades da biblioteca serão retomadas, com o projeto BDB Cultural. Enquanto durar a pandemia as atividades acontecerão de forma on-line.

Foi preparado pelo projeto 15 meses de programação, o prédio continuará fechado ao público, mas, em 18 de janeiro, a programação semanal começa a ocorrer de forma on-line, como uma espécie de esquenta para quando enfim houver a reinauguração do espaço físico. Mesmo quando as atividades presenciais forem retomadas a transmissão on-line continuará acontecendo pelo facebook, instagram e pelo site oficial do BDB Cultural. 

Programação 

Na segunda-feira o evento de solenidade de abertura do local contará com histórias contadas de forma lúdica da instituição pela contadora de histórias Nyedja Gennari. No dia seguinte Gennari fará uma homenagem a Brasília.

A programação de janeiro segue com a primeira edição do festival BDB é Show!, no dia 25, com o espetáculo Jacá de cantiga, prosa e verso, da atriz, cantora e escritora Lilia Diniz. No dia 26, o primeiro encontro do ciclo de debates e palestras recebe Emir Suaiden, diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e Ana Maria Souza, presidente do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas e coordenadora-geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, para uma conversa sobre o papel das bibliotecas públicas na sociedade.

No dia 29, haverá o primeiro sarau eletrônico, com música e poesia, sob a coordenação do poeta Mauro Rocha e dos curadores de artes cênicas, literatura e música do projeto.

Nos dias 23 e 30, haverá, ainda, aulas gratuitas de violão, para duas turmas diferentes. As inscrições para cada uma das turmas vão até os dias 22 e 28, respectivamente, por meio de formulário disponibilizado no site e nas redes sociais do projeto. As atividades do BDB Cultural ocorrerão sempre às 19h.

Reforma 

A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, também conhecida também como BDB, referência ao seu nome anterior, é uma biblioteca pública federal criada em 1970, localizada na capital do Brasil, em Brasília, Distrito Federal. 

A biblioteca foi interditada pela Defesa Civil no dia 6 de maio de 2014. A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – responsável, à época, pela administração da biblioteca da 506/507 Sul – deu início ao processo para contratação de empresa para realização dos serviços necessários à reabertura do equipamento. Esse processo incluiu desde o pedido de complementação do laudo da Defesa Civil até a autorização para a dispensa de licitação, diante do caráter emergencial da obra.

Após um longo período de licitações, em agosto de 2018 foram iniciadas as obras de reforma e modernização da Biblioteca Demonstrativa Maria Conceição Moreira Salles, feitas com investimentos de R$ 1,764 milhão do Ministério da Cultura (MinC). 

A reforma ampliou a área de acesso ao público de 1.300 m² para 1.550 m², permitindo uma nova distribuição dos espaços, com a instalação de um auditório e um espaço gourmet. Também foram construídas passagens ligando o edifício principal à área anexa, distribuindo melhor o acervo, e a instalação de telhas termoacústicas, que reduzem o barulho externo e o uso de ar condicionado.

Print Friendly, PDF & Email