Aumento nos casos de Covid-19 foram causados pelas eleições municipais 2020

Segundo turno causou a disseminação do vírus de forma desenfreada, taxa de reprodução alta preocupa especialistas

Após eleições municipais o aumento na taxa de transmissão do vírus, foi causado pelas eleições municipais 2020 e eventos de campanhas oferecidos por candidatos.

No dia 6 de novembro o vírus estava com a menor média desde maio, ao final do primeiro turno o aumento foi de 87%, no dia 30 depois do segundo turno que aconteceu no domingo (29) a alta foi de 120,5%.

As atitudes tomadas por mais de 200 mil cidadãos só surtirá afeito daqui 15 dias, João Gabbardo, coordenador do combate à covid em SP, afirma que campanhas foram as principais causadoras do aumento na taxa de transmissão que agora marca 1.3.

Foi observado pelo epidemiologista e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UNB), Jonas Brant, que as pessoas perderam o medo do vírus, “se compararmos o primeiro turno com o segundo, vemos que o cenário epidemiológico não está homogêneo, mas de maneira geral, temos um aumento importante no número de casos em diversas regiões do País. Nessas localidades os cidadãos têm que tomar mais cuidado, pois o que temos percebido é que gradativamente as pessoas vem reduzindo as suas medidas de segurança e a preocupação com o risco de transmissão, já que a sensação de segurança fora de casa vem aumentado para as pessoas. Mas o risco de infecção aumentou se comparamos o primeiro ao segundo turno”, afirma o professor.

Print Friendly, PDF & Email