Bolsonaro diz que “se Deus quiser” vai influir nas eleições para presidência da Câmara

Votações no dia 1º de fevereiro irão eleger novo comando para presidências da Câmara e Senado

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (27) que “se Deus quiser”, vai “influir na presidência da Câmara”. Nesta manhã, o presidente recebeu parte da bancada do PSL na residência oficial do Palácio da Alvorada. Na saída, Bolsonaro falou com apoiadores.

“Viemos fazer uma reunião aí com 30 parlamentares do PSL e vamos, se Deus quiser, participar, influir na presidência da Câmara, com estes parlamentares, de modo que possamos ter um relacionamento pacífico e produtivo para o nosso Brasil”.

A declaração do presidente foi dada quando ele falou para a live da deputada da deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e aparece na transmissão de um canal bolsonarista que transmite interação de Bolsonaro com apoiadores.

Bolsonaro trabalha para eleger Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. Lira está disputando as eleições contra o presidente nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que está sendo apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ), sigla de centro-direita e partidos de oposição.

A eleição está prevista para o 1º de fevereiro. Maia telefonou nessa terça-feira (26) para o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria do Governo) e reclamou de interferência do Planalto em seu partido.

Disputa

O PSL integrava o bloco de Baleia, mas 36 deputados da sigla declararam apoio a Arthur Lira e o partido migrou para o bloco. Na última quinta-feira (21), a mudança foi oficializada pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Agora Lira conta com o apoio de PP, PSL, PL, PSD, Republicanos, Pros, Patriota, PSC e Avante, 249 parlamentares.

Já, Rossi é apoiado pelo presidente da Câmara e pela oposição, que contabiliza o apoio de 12 partidos. PT, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Solidariedade Cidadania, PV, PCdoB e Rede, que somam 242 parlamentares.

Para ser eleito, é necessário que o candidato obtenha 257 votos.

Print Friendly, PDF & Email