Bolsonaro promete neutralidade nas eleições da Câmara e do Senado

Durante cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Bolsonaro negou que vá interferir nas eleições para as Casas do Congresso

Nesta quinta-feira (17), durante a cerimônia de posse do novo ministro do Turismo, Gilson Machado, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que não vai interferir nas eleições das presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

“Tenho certeza que esse trio maravilhoso [olhando para os líderes do governo presentes no evento] que está na minha frente aqui, resolvendo a questão da mesa da Câmara e do Senado, que vai ser bem resolvido, tenho certeza disso. Não vou interferir em lugar nenhum. Eu não interfiro nos meus ministros, quem dirá em outro poder?”, declarou o presidente.

“Vou torcer para que aconteça o melhor na Câmara e no Senado e as propostas do governo, uma vez analisadas pelo Parlamento, tenham seu curso”, continuou o presidente.

A eleição para a escolha dos novos presidentes das duas Casas do Congresso Nacional ocorrerá em fevereiro de 2021.

Eduardo Gomes (TO), líder do governo no Congresso; Fernando Bezerra Coelho (PE), líder do governo no Senado; e Eduardo Braga (AM), líder do MDB no Senado, são chamados por Bolsonaro de “trio maravilhoso”. Os três irão disputar quem será o candidato do partido para a sucessão de Davi Alcolumbre.

Na quarta-feira (16), a direção do MDB informou que a bancada do partido, com o maior número de senadores, vai apresentar uma candidatura única na próxima eleição. “Essa decisão reflete a força e a unidade do MDB. Reflete, ainda, a postura de ponderação e diálogo que tem pontuado a atuação da legenda no cenário nacional”, diz a nota.

Simone Tebet (MDB-MS), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), também concorre à indicação do partido. Apesar da declaração de Bolsonaro, na prática o governo tenta emplacar aliados tanto na Câmara quanto no Senado a fim de facilitar a transmissão de projetos de interesse.

Print Friendly, PDF & Email