Reprodução

Brasil se isola com uma derrota de Trump nas eleições presidenciais

País fica sob risco de isolamento caso o republicano perca o pleito de novembro para o democrata Joe Biden

As eleições dos Estados Unidos a princípio está marcada para novembro deste ano e as pesquisas apontam uma possível derrota do então presidente, Donald Trump. Essa derrota representaria um isolamento do Brasil nas relações quanto a Amazônia.

Segundo o Correio Braziliense, uma vitória de Joe Biden exigirá mudanças na condução da atual política externa que, aliás, ainda não tem uma estratégia clara. Outro ponto que forçará alterações do governo Bolsonaro é na questão ambiental.

Christopher Garman, diretor para as Américas do Eurasia Group, é mais cauteloso em apostar em uma vitória de Biden. “O sistema eleitoral dos EUA é bastante complexo e ainda não dá para cravar a derrota de Trump, quando ele ainda tem 40% das pretensões de voto”, pondera o cientista político norte-americano.

Biden tem histórico de ser um bom apaziguador com o Brasil. Durante a crise de espionagem da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2013, o então vice de Barack Obama foi escalado para resolver o problema e aparar as arestas entre os dois países.

Print Friendly, PDF & Email