Caravana de serviços públicos chega à área rural do DF

Iniciativa conta com a participação de 12 instituições e levará serviços educativos, de saúde e de assistência social ao campo

Com o objetivo de facilitar o acesso a diversos serviços públicos relacionados à saúde e à inclusão social no meio rural, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural levou às secretarias do DF as principais demandas das comunidades rurais. Assim, 12 instituições públicas do DF se organizaram para levar diversos serviços ao campo no período de 1° a 5 de dezembro, nas regiões de Brazlândia, São Sebastião e Ceilândia.

As atividades acontecem das 8h às 12h nas escolas locais e incluem atendimentos de diversas áreas. Os atendimentos são restritos aos moradores das comunidades que receberão as ações. Todas as medidas de prevenção contra o novo coronavírus serão adotadas: o uso de máscaras e o distanciamento entre as pessoas e a higienização das mãos com sabão ou álcool 70º deve ser constante.

A Secretaria de Saúde vai participar promovendo a atualização do calendário vacinal, com a vacinação de adultos de crianças; acolhimento; sensibilização e encaminhamento para os serviços de saúde mental a quem necessita; cadastramento no eSUS-AB; entrega de kits de higiene dental; rastreamento de mamografia e de testes rápidos de hepatites B e C e HIV.

Mulher

Mais de 500 mulheres e suas famílias serão atendidas por meio de palestras educativas, campanhas de vacinação, prevenção à saúde da mulher, emissão de documentos, lazer para crianças e adolescentes na ação integrada “Atendimentos no Campo”.

A Secretaria da Mulher (SMDF) disponibilizará os Ônibus da Mulher, que se transformarão em espaços de acolhimento e orientação, tanto para promover o combate à violência de gênero como para informar as mulheres sobre direitos. A equipe da SMDF promoverá encontros para debater o tema e engajar a comunidade na luta pela proteção das mulheres, uma ação que faz parte da semana voltada aos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”.

“Essa é uma ação integrada muito importante, porque vamos levar para as famílias das áreas rurais alguns serviços que, normalmente, elas têm necessidade, mas dificuldade de acesso”, destacou a subsecretária de Promoção da Mulher da SMDF, Fernanda Falcomer.

Empreendedorismo

A Secretaria de Agricultura, a Emater-DF e a Ceasa-DF atuarão com a distribuição de mudas de hortaliças aos estudantes, atendimento técnico e orientação aos jovens rurais, como as ações do programa Filhos deste Solo, de empreendedorismo rural, e informações sobre aproveitamento integral de alimentos, com informações repassadas por nutricionistas e economistas domésticos.

“Essa é uma forma eficiente de promover inclusão e atender demandas da comunidade de forma integrada. O envolvimento de sete secretarias, da Emater, da Ceasa e de três administrações regionais mostra como o poder público, atuando de forma coesa e ordenada, pode dar resposta às demandas da população, em especial da rural”, disse a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

Haverá também ações referentes a educação no trânsito. As direções e as coordenações regionais das escolas contribuíram com a divulgação junto aos familiares dos alunos das unidades e também cederam o espaço para que a ação fosse realizada.

Participam da ação as secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social, de Agricultura, da Mulher, de Educação, de Segurança Pública, de Transporte e Mobilidade, DER, Emater-DF, Ceasa, e as administrações regionais de Ceilândia, São Sebastião e Brazlândia.

Print Friendly, PDF & Email