Ciro Nogueira aceita convite de Bolsonaro para Casa Civil

Nogueira preside o PP, um dos partidos da base de apoio do governo no Congresso. Ele é um dos principais líderes do Centrão

Nesta terça-feira (27), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) disse que aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para chefiar a Casa Civil.

Ciro confirmou a informação após se reunir com Bolsonaro no Palácio do Planalto.

“Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita”, escreveu Nogueira em uma rede social.

Leia também:
CLDF aprova projeto para isenção de IPVA a pessoas com deficiência

Ele é presidente do PP e membro do grupo conhecido no Congresso como Centrão. A ida de Ciro para a Casa Civil é uma estratégia de Bolsonaro para o fortalecimento político.

A casa Civil é um dos mais importantes ministérios da Esplanada e, além de auxiliar na articulação política junto ao Congresso, atua na coordenação de ações do governo com outras pastas.

O ministro da Casa Civil compõe, junto com o ministro da Economia, a Junta de Execução Orçamentária, responsável por definir questões do Orçamento como: remanejamento de verbas entre os ministérios, créditos suplementares e bloqueios e desbloqueios de verba.

Leia também:
“Categoria foi traída”, diretor da CNTTL confirma greve dos caminhoneiros

A mudança pegou o general Ramos de surpresa. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele disse que não tinha conhecimento da troca e afirmou que foi “atropelado por um trem”. “Eu não sabia, estou em choque. Fui atropelado por um trem, mas passo bem”, assinalou.

Ramos é amigo pessoal do presidente Bolsonaro. O general assumiu a Secretaria de Governo em meados de 2019. Como o militar não tinha experiência política, o seu fraco desempenho o levou à Casa Civil. Em seguida, a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) assumiu o posto.

Print Friendly, PDF & Email