Covid-19: DF confirma primeiros casos da variante Delta

O governo realizou o sequenciamento genético de 67 pessoas, encontrando as seis infectadas com a variante Delta e as demais com a variante Gama, anteriormente chamada de variante de Manaus.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) identificou a variante B.1.671.2 do coronavírus, conhecida como delta, em seis infectados no DF. Quatro moram em Planaltina, um em Santa Maria e um no Plano Piloto.

Esses são os primeiros casos da variante confirmados no DF. Segundo especialistas, a cepa é considerada mais transmissível em comparação às demais já identificadas no país.

Leia também:
Até novembro, Ibaneis entregará 7 novas UPAs

A variante foi identificada após análise epidemiológica realizada pelo Laboratório Central (Lacen-DF), onde são monitorados e sequenciados todos os registros ativos da doença. O laboratório investigou 67 amostras de casos positivos para o novo coronavírus e detectou a presença da variante Delta em seis amostras.

Segundo o secretário de Saúde Osnei Okumoto, todos as pessoas estão isoladas em casa, sendo monitoradas por equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), por telefone.

“Os seis casos estão sendo investigados. Observamos o rastreamento de cada um desses seis pacientes, por onde andaram e contatos que têm diariamente”, disse o secretário de Saúde.

Leia também:
Libertadores: Mané Garrincha poderá receber até 18 mil torcedores em jogo do Flamengo

Variante                                                                            

A cepa já foi detectada em mais de 100 países. Em um artigo publicado na revista científica “Eurosurveillance”, pesquisadores ligados à entidade e ao Imperial College London apontam que a variante delta foi a que teve maior aumento na taxa de reprodução em relação ao coronavírus original.

Enquanto a alfa (B.1.1.7, responsável pelo primeiro surto no Reino Unido) teve aumento de 29% na transmissibilidade, os pesquisadores apontam que a delta chegou a 97% de incremento em relação ao vírus original.

Print Friendly, PDF & Email