Covid-19: vacinação de grávidas está suspensa no Distrito Federal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes

A partir desta terça-feira (11), está suspensa a aplicação da vacina contra a Covid-19 em gestantes no Distrito Federal. A decisão foi baseada na recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) feita na noite dessa segunda-feira (10).

Por meio de uma nota, a Secretaria de Saúde do DF afirmou que as gestantes que estavam marcadas para terça não serão vacinadas e deverão aguardar novas orientações. “Decidiu suspender a vacinação e o agendamento de grávidas com a vacina da AstraZeneca, conforme determinação da Anvisa, e aguardar as recomendações técnicas do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde”.

Anvisa

Leia também:
Covid-19: país registra menor número de mortes em 24h desde março deste ano

A orientação está em nota técnica publicada pela agência. Segundo órgão regulador a orientação é de que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização.

“A orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”, informa trecho da nota.

Os governos estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro adiaram a vacinação de grávidas. No caso da capital paulista, a imunização das gestantes com comorbidades começaria nesta terça-feira (22).

Leia também:
“Não há problema de eficácia”, afirma Queiroga sobre vacinas da Janssen congeladas entregues ao DF

O Metrópoles noticiou o caso de uma mulher grávida que desenvolveu um quadro de trambosa dia depois de ter recebido vacina AstraZeneca, no Rio Janeiro. O Caso está sendo analisado pela área de vigilância em saúde municipal.

Investigações deste tipo avaliam o histórico de saúde dos pacientes para identificar se é possível estabelecer uma causa entre a aplicação do imunizante e o evento adverso, pois outros fatores podem estar relacionados ao caso.

Print Friendly, PDF & Email