COVID-19: Vacinação de idosos entre 76 a 78 anos começa nesta sexta-feira (26), no DF

Comitê de Operacionalização da Vacinação, da Secretaria de Saúde (SES) decidiu ampliar a campanha de vacinação, após a chegada de 25 mil doses do imunizante Covishield

Após a chegada de 25,5 mil doses do imunizante Covishield, produzido pela universidade inglesa de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca, o Comitê de Operacionalização da Vacinação, da Secretaria de Saúde (SES), se reuniu nesta quarta-feira (24) e decidiu ampliar a campanha de vacinação contra a covid-19, no DF. A partir desta sexta-feira (26) a população que tem de 76 a 78 anos de idade poderá receber a primeira dose do imunizante.

Leia também:
Bolsonaro está entre os 4% dos não vacinados de sua faixa etária

O novo grupo deve agendar a aplicação da primeira dose pela internet, no site vacina.saude.df.gov.br que estará disponível a partir das 16h00 desta quinta-feira (25), caso optem pela opção drive-thru. Quem optar por se vacinar em postos de saúde não precisará fazer a marcação prévia. No total, o DF conta com 32 postos, entre unidades básicas de saúde (UBSs).

A pasta informou que os grupos prioritários que estavam sendo vacinados anteriormente ainda estão inclusos na campanha. “A Secretaria de Saúde decidiu ampliar o grupo prioritário após a chegada de 25,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca. Além disso, continuarão sendo vacinados membros do grupo prioritário já incluído anteriormente, além de cerca de 9 mil profissionais de saúde da rede privada, que estão na linha de frente, mas ainda não foram vacinados”, disse a pasta.

A estimativa da Secretaria é de que haja 23.061 pessoas entre 76 e 78 anos vivendo na capital federal. Até quarta-feira (24), a SES-DF havia contabilizado 118.657 pessoas vacinadas contra a covid-19, no DF, sendo que 35.355 receberam as duas doses. Com a nova remessa de imunizantes, a Secretaria de Saúde tem cerca de 29,5 mil unidades em estoque para a primeira aplicação, e 25.555, para o reforço. 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, pede à população que tenha calma e lembra que há vacina para todos do grupo prioritário. “Estamos iniciando mais uma etapa de vacinação, que será feita por meio de agendamento, nesta quinta-feira, e terá início a partir desta sexta-feira. Pedimos tranquilidade a todos porque há vacinas suficientes e serão aplicadas por meio de drive-thrus e unidades de vacinação, evitando-se, assim, aglomerações nesses locais”, acrescentou Okumoto.

Até o final da semana existe, ainda, a previsão do Ministério da Saúde de que o DF receba uma remessa de 11 mil doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Leia também:
Ibaneis anuncia vacinação para adolescentes com 16 anos no DF a partir de sexta-feira

Horário de vacinação

Nos próximos dias, o horário de funcionamento das unidades continuará das 8h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira e, dos drive-thrus, de 9h às 17h.

Print Friendly, PDF & Email