DF: após pancadas de chuva, regiões ficam sem energia e CEB registra mais de 630 chamadas de clientes

Diversas áreas da capital federal ficaram sem energia na quarta. Segundo o Inmet a previsão para hoje (4) é de mais pancadas de chuva

Nesta quarta-feira (3), o Distrito Federal registrou chuvas intensas com rajadas de vento, relâmpagos e muitos raios, que acabou deixando várias regiões do DF sem energia e com ruas alagadas. A Companhia Energética de Brasília (CEB) registrou 638 chamados, foram 356 ligações da região Leste; 183 Centro; 73 Oeste; 26 Sul.

Segundo a CEB a falta de energia aconteceu devido a uma ocorrência nas linhas de 138 kV que alimentam a Subestação Brasília Norte, que sofreu uma breve interrupção. Alguns locais ficaram sem energia até às 21h00. Por conta do problema, o funcionamento do Metrô também precisou ser interrompido. A circulação de trens foi normalizada às 21h15.

“devido a uma ocorrência nas linhas de 138 kV que alimentam a Subestação Brasília Norte, houve uma breve interrupção no fornecimento de energia a algumas regiões, como Asa Norte, Lago Norte, Sobradinho, Planaltina e área rural da Região Leste. Nossas equipes de manutenção estão realizando uma vistoria para identificar o possível motivo do ocorrido”, registrou a estatal.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Paranoá foi uma das regiões mais atingidas pelas chuvas desta quarta, com 20,8 milímetros acumulados entre 19h e 20h, na região duas árvores chegaram a cair, felizmente ninguém ficou ferido. As rajadas de vento no local chegaram a 36 quilômetros por hora, e no Sudoeste, a 42 quilômetros por hora.

A empresa pede que a população acione a CEB, para que resolva o problema, “Para maior agilidade no atendimento, sugerimos aos clientes sem energia que registrem seus chamados por meio do nosso aplicativo para smartphones CEB Distribuição, disponível gratuitamente nas lojas virtuais”, orientou a companhia.

Previsão

A chuva de quarta-feira (3) já era esperada por especialistas, segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mamedes Luiz Melo. “Esperávamos muitas nuvens e pancadas de chuvas. Estávamos em alerta amarelo”, afirmou.

Ele diz ainda que não foram chuvas isoladas, o temporal atingiu todo o DF, “Não foi uma chuva isolada, e praticamente atingiu todo o DF. Choveu também em Ceilândia, Taguatinga, Riacho Fundo, Guará, Planaltina, São Sebastião, Jardim Botânico e todo o lado oeste do DF”, afirma o meteorologista Mamedes Melo.

Para esta quinta-feira (4), a previsão é de mais água, com temperaturas variando de 18°C a 31°C, e a umidade relativa do ar, entre 95% e 35%. “A probabilidade é que o dia amanheça com muitas nuvens e pancadas de chuva, que ocorrem em diferentes períodos. Será chuvoso em todo o DF e Entorno”, completou o especialista.

Print Friendly, PDF & Email