Hospital de campanha

DF ganha 26 leitos de UTI do Ministério da Saúde

A ação visa dar reforço ao Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da pandemia  

Nesta quinta-feira (29), foram autorizados mais 867 leitos de UTI adulto e cinco leitos de UTI pediátrico para dar apoio a 13 estados, Distrito Federal e municípios. O DF recebeu 26 leitos. O valor do repasse mensal será de mais de R$ 41,8 mi.

Entre os beneficiados estão os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A autorização ocorre sob demanda dos estados que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Mesmo assim, o Ministério de Saúde disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença, somente em 2021, já foram autorizados mais de 20 mil leitos de UTI Covid-19 adultos e pediátricos para o tratamento de paciente graves.

Leitos de UTI no DF

De acordo com a última atualização do InfoSaúde DF, nesta quinta (29), a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 95,49% nos hospitais públicos do DF.

A situação nos hospitais particulares, a taxa de ocupação dos leitos de UTI gerais está em 88,29%. As UTIs Covid-19 permanecem lotados com 92,22%.

Lista de espera

Até o momento da publicação desta reportagem 150 pacientes aguardam leito de UTI na capital. Desse total, 50 são pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Print Friendly, PDF & Email