DF imuniza quase 3% da população e se torna a unidade da federação que mais vacina no Brasil

Segundo o Portal Coronavírus Brasil, desde o início das imunizações até a noite de quarta-feira (3), 85.763 mil pessoas foram vacinadas, o que representa 2,81% da população do DF

O Distrito Federal lidera o ranking nacional de unidades federativas que mais vacinaram contra a Covid-1. Desde o início das imunizações até a noite de quarta-feira (3), 85.763 mil pessoas foram vacinadas, o que representa 2,81% da população. Em segundo lugar está Roraima (2,13%), e em terceiro o Amazonas, que tem 1,9% de habitantes imunizados.

A vacinação, que está acontecendo em etapas, se prepara para avançar e distribuir doses para mais um grupo prioritário. A Secretaria de Saúde (SES) espera que com a chegada de mais 60 mil doses da Coronavac, entre os dias seis e sete de fevereiro, idosos com idade entre 75 e 79 anos comecem a ser vacinados.

“A princípio, vamos terminar a imunização do grupo prioritário da saúde e avançar na faixa etária dos idosos entre 75 e 79 anos, que calculamos serem 38 mil pessoas. Isso será deliberado pelo Comitê de Vacinação na noite de hoje (3)”, afirma o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia.

A primeira etapa de imunizações aconteceu da seguinte forma: pessoas com deficiência e idosos a partir de 60 anos que vivem em unidades de acolhimento, além de seus cuidadores. Povos indígenas que moram em terras indígenas e pacientes internados em home care acompanhados pela Secretaria de Saúde também têm direito de ser vacinados. E todos os profissionais da saúde, sem distinção de categorias.

Para a coluna Grande Ocular, o secretário adjunto de Assistência à Saúde, da Secretaria de Saúde do DF, Petrus Sanchez, afirmou que o DF está muito bem preparado para vacinar toda a população e por isso lidera o ranking de unidades federativas que mais vacinaram.

“Tivemos treinamento muito eficiente dos profissionais. Não adianta ter as salas de vacinação se os servidores não estão preparados para esse novo modelo de preenchimento de papéis e também na questão de como essa vacina pode e deve ser aplicada. Todo esse treinamento, por mais simples que seja, nos traz facilidade para articular melhor o fluxo da entrada de pacientes”, pontuou.

Em âmbito nacional, o Brasil possui 2.776.684 pessoas vacinadas, de acordo com o vacinômetro do portal Coronavírus Brasil.

Print Friendly, PDF & Email