Doria anuncia vacinação para 25/01, mas Coronavac ainda depende de aprovação da Anvisa

João Doria anunciou o início da vacinação para 25 de janeiro e estima vacinar 9 milhões de pessoa. Diversos políticos, entre eles Doria e secretários de saúde de estados e municípios defendem que o governo antecipe o calendário de vacinação, previsto para março de 2021

O governador João Doria (PSDB) disse na segunda-feira (7) que a vacinação contra a covid-19 no Estado vai começar em 25 de janeiro de 2021. Doria afirmou que não irá negar vacina a nenhum brasileiro que procurar os postos de saúde de SP para receber a CoronaVac.

“Todo e qualquer brasileiro que estiver em solo do estado e pedir a vacina, vai receber gratuitamente. Não precisará comprovar residência em São Paulo. Fazemos parte do Brasil, respeitamos todos os brasileiros e aqui vacinaremos todos que precisarem ser vacinados”, afirmou Doria.

Os interessados precisarão respeitar uma ordem de prioridade, a mesma estabelecida pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) para as futuras aplicações contra a Covid-19.

A campanha foi separada em fases. Os três grupos (profissionais da saúde, indígenas e quilombolas e pessoas com mais de 60 anos) são estimados em um total de nove milhões de pessoas em SP. Serão nove semanas de primeira fase, com cada pessoa recebendo duas doses da CoronaVac.

Reunião

No sábado (5) aconteceu uma reunião entre todos os secretários estaduais de saúde, com apoio dos secretários municipais para tratar sobre o assunto. Segundo Gorinchteyn, o governo federal deve adiantar o calendário de imunização. “É consenso entre todos os gestores públicos que aguardar é um risco para nossa população. É aumentar a mortalidade, sobrecarregar o sistema. Não podemos permitir que isso aconteça. Mesmo com a aquisição da CoronaVac pelo governo federal, precisamos reformular datas. Isso vai salvar o nosso país”.

A disponibilização da CoronaVac depende de aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda não há liberação para o uso emergencial, nem apresentação do dossiê completo por parte de desenvolvedora a fim de pleitear o registro.  

Print Friendly, PDF & Email