Força-tarefa do GDF e MPDFT interditam estabelecimentos por aglomerações irregulares

O resultado foi a realização de 45 autos de infração e 37 interdições

Com o intuito de coibir aglomerações durante o período de carnaval no DF, devido à pandemia do novo coronavírus, uma força-tarefa do governo local e de representantes do Ministério Público do Distrito federal (MPDFT) foi preparada para fiscalizar e punir pessoas e estabelecimentos que descumpriram as regras sanitárias definidas pelo governo do DF.

O resultado foi a realização de 45 autos de infração e 37 interdições. Sete multas no valor de R$ 20 mil foram aplicadas pela Secretaria de Estado da Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal). Outras 30 multas foram aplicadas por descumprimento dos protocolos sanitários ou ocupação irregular de área pública.

Os dados contabilizam as ações dos órgãos da força-tarefa instituída pelo GDF, que contou com agências e órgãos nos eixos de segurança, fiscalização e prestação de serviços públicos, como DF Legal, Polícia Civil, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Detran, Corpo de Bombeiros, Ibram e outros.

Apenas na terça-feira (16), segundo o DF Legal, foram realizadas 106 vistorias e quatro interdições. “O enfrentamento à pandemia se aproxima de completar um ano e o Ministério Público do DF, sob o comando da procuradora-geral, Fabiana Costa, vem atuando para a preservação de vidas. Agora, no Carnaval, sentimos a necessidade de estar ainda mais próximos e integrados dos órgãos do governo e da sociedade”, disse o procurador de Justiça José Eduardo Sabo, que coordena a força-tarefa do MPDFT nas ações de combate à Covid-19.

Para o MPDFT, faltou conscientização durante o feriado. “Constatamos uma parcela significativa de pessoas agindo de forma irresponsável, saindo à noite e frequentando bares e outros locais, sem uso de máscara, além da proximidade entre as mesas e de grande falta de consciência para o momento que vivemos. Foi necessária a aplicação de diversas multas e interdições”, avaliou.

Print Friendly, PDF & Email