Gastos para enfrentar a pandemia foram maiores que o esperado

Dados do Poder360 informaram que gastos para enfrentar a pandemia foram maiores que 17 anos de Bolsa Família

Atualização da inflação feita pelo Poder360 informou que os gastos que a pandemia causou ao país superam 17 anos de Bolsa Família. Os pagamentos do Bolsa Família somam 450,1 bi, desde quando foi criado em 2004, já as medidas tomadas pelo governo para suavizar os efeitos da covid-19 na economia custaram até agora R$ 508,3 bi.

Foi dito pelo economista Fabio Giambiagi, do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), ao Poder360, que os custos foram compatíveis com o momento em que o País se encontra. Giambiagi afirmou que os programas oferecidos pelo governo precisam ser repensados, mas sem prejudicar as contas públicas.

“O auxílio emergencial deixa a lição de que falta ao Brasil uma política social para os informais. Porém, ela requer criar espaço para tal, que no momento, tendo 2021 em perspectiva, não existe”,  pontuou Giambiagi.

O economista ressaltou que não vale a pena pensar sobre os gastos do auxílio neste momento, mas que no futuro pesquisadores e historiadores poderão nos responder se o desembolso foi excessivo. “Essa é uma controvérsia que honestamente nesta altura me parece inútil. Ficará para ser objeto de pesquisas e eventualmente tema para os historiadores”, disse.

Print Friendly, PDF & Email