GDF cria grupo de trabalho para resolver problemas de enchentes na Asa Norte

O projeto, que durará um ano, deverá apresentar relatório que aponte soluções para as recorrentes enxurradas e alagamentos na Asa Norte

Nesta quarta-feira (14), a Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura (SODF) divulgou, em publicação no Diário Oficial do Distrito Federal, portaria que determina a criação de grupo de trabalho para desenvolver ações destinadas à redução dos impactos das chuvas na Asa Norte.

O grupo vai ficar responsável por identificar, planejar e promover a execução de intervenções pontuais capazes de reduzir as enxurradas e os alagamentos provocados pelas chuvas.

A equipe será composta pela Secretaria de Obras, Secretaria de Governo do Distrito Federal, Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e Administração Regional do Plano Piloto.

O projeto terá duração de um ano. Ao fim dos trabalhos, deverá ser apresentado um relatório com as ações desenvolvidas.

Histórico

Em 2019, o programa Drenar DF, antigo Águas do DF, estava em fase de atualização. A Versão original data de 2008, e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) exigiu mudanças, como a troca de bacias a céu aberto por estruturas cobertas.

O GDF, em agosto do ano passado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), anunciou o projeto Águas do DF.

No total, seriam investidos cerca de R$ 100 mi para acabar com os problemas de enchentes recorrentes no centro de Brasília.

O jornal Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Obras e a Terracap para apurar o andamento das obras e se o novo projeto tem alguma relação com o antigo Drenar DF. Segundo o Metrópoles, ainda não houve resposta.

Enchentes

Em fevereiro deste ano, a chuva provocou transtornos em diversos pontos da região. Algumas tesourinhas ficaram debaixo d’água.

À época, outras vias do Plano Piloto ficaram tomadas pela água. Houve registros de alagamentos, nos eixos L e W e na W3. Na L2 Norte, o Metrópoles flagrou o momento em que bombeiros retiraram um ônibus da via. O veículo atolou na lama ao tentar passar pelo canteiro central.

Print Friendly, PDF & Email