GDF irá receber para atender pacientes do Entorno

GDF irá receber para atender pacientes do Entorno

Segundo Ibaneis, é uma transferência dos recursos referentes a pacientes infectados pela covid, que serão atendidos no DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou nessa quinta-feira (25), no Palácio do Buriti, após reunião com prefeitos da Região Metropolitana, que o Governo do Distrito Federal (GDF) e os prefeitos do Entorno vão fazer um acordo para regular a transferência de doentes e o repasse de recursos do Ministério da Saúde para cada atendimento.

No momento os pacientes do Entorno estão chegado ao DF sem aviso prévio, e os recursos repassados pelo Ministério da Saúde para custear estes tratamentos não vão para o DF, mas sim para os municípios do Entorno. A pactuação está sendo feita em busca de um alinhamento na crise sanitária da Covid-19.

“Essa pactuação é importante para que se tenha uma regulação na transferência desses doentes para o DF e uma transferência dos recursos referentes a esses doentes, que serão atendidos aqui. Isso vai nos dar uma capacidade maior de atendimento e desafogar os prefeitos do Entorno”, explicou Ibaneis.

Com mais recursos, o DF planeja investir no reforço na saúde da rede pública do DF. A pactuação dependente da aprovação na Câmara Bipartite do DF e de Goiás. “Será submetido ao Conselho Bipartite. Dessa forma, teremos condições de ampliar o atendimento”, disse Ibaneis.

Leia também:  BRB construirá hospital de campanha no valor de R$ 14,5 milhões para o combate à Covid-19

O secretario da Saúde, Osnei Okumoto também estava presente na ocasião mas não soube informar o valor que será repassado ao DF, mas, segundo o gestor, o dinheiro é necessário. No Hospital Regional do Gama, aproximadamente 40% dos atendimentos dizem respeito à Região Metropolitana.

Okumoto explicou que pessoas com parentes no DF saem de suas cidades e estados para serem vacinado aqui, “Muitas pessoas que têm parentes aqui no DF vieram de seus estados para serem vacinados”, concluiu.