Governo deve publicar MP de privatização da Eletrobras nesta terça-feira
A intenção do governo em publicar a Medida Provisória (MP) é reduzir os rumores de ingerência política em estatais, e mostrar compromisso de Bolsonaro com privatizações prometidas para 2021
O governo do presidente Jair Bolsonaro atuam para publicar ainda nesta terça-feira (23) a Medida Provisória (MP) para propor acordo de privatização da elétrica federal Eletrobras. A intenção do governo é reduzir os rumores de ingerência política em estatais, e mostrar compromisso com privatizações prometidas para 2021.
A MP deve incluir a Eletrobras no Plano Nacional de Desestatização e permitir que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) inicie os estudos de privatização da estatal. A medida deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União, assim que liberada.
Diante disso, as ações da Eletrobras disparam no pregão da B3 de hoje (23), os papéis da Eletrobras estão subindo mais de 10%, negociados por volta de R$ 32, garantido um dia de bons negócios, o Ibovespa sobe 1,62%, aos 114.491 pontos, nesta tarde, na contramão do mercado externo.
Em entrevista ao Valor Econômico, o presidente da Câmara, Arthur Lira, já adiantou alguns pontos da MP de privatização da Eletrobras. Um deles é a presença da chamada “golden share”, ação de classe especial que garante à União poder de veto em questões estratégicas, além de uma democratização de gestão e injeção de capital.