Governo lança programa DF mais seguro, para combater criminalidade no DF

O DF mais seguro tem como objetivo proporcionar redução da criminalidade e maior sensação de segurança para a população do DF

Nesta quarta-feira (3), o Governo do Distrito Federal publicou no Diário Oficial do DF (DODF) o programa DF mais seguro. O programa é uma iniciativa do GDF para proporcionar à população da capital mais segurança, e combater os crimes violentos e letais e contra o patrimônio.

O programa visa modernizar os sistemas de atendimento de emergências e ampliar o sistema de videomonitoramento urbano. O DF mais seguro vai definir áreas mais sensíveis aonde ocorrem maiores índices de criminalidade, e definir esses lugares como Áreas de Segurança Prioritária (ASP).

O secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, afirmou que o objetivo é identificar os pontos que precisam de mais atenção, “Vamos trabalhar de forma cada vez mais específica nas regiões, quadras, ruas, becos e vielas”, garante o secretário.

As pastas envolvidas no programa serão: Segurança Pública, da Casa Civil, de Governo, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran- DF), cujos representantes estarão organizados em um Comitê Executivo que vai traçar o método das operações.

Posteriormente, o governo pretende ainda lançar um programa voltado para mulheres que sofrem violência doméstica e familiar, o Mulher Mais Segura.

Crimes

Em 2020, levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública apontou que, 373 pessoas morreram vítimas de homicídios na capital federal, enquanto outras 31 foram alvo de latrocínio. Além disso, 30.503 roubos foram registrados e houve 606 notificações de estupro.

Print Friendly, PDF & Email