Ibaneis decreta estado de emergência ambiental no DF

A medida, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira, vale para os meses de março a novembro de 2021

Nesta quarta-feira (10), o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou estado de emergência ambiental no Distrito Federal. O comunicado foi publicado no Diário Oficial (DODF) e vale para os meses de março a novembro deste ano.

O decreto geralmente é publicado com o início da estiagem, que costuma atingir níveis críticos no mês de setembro.

Os órgãos que integram o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no DF, entre eles o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), deverão adotar medidas necessárias para prevenir e minimizar ocorrências e efeitos das queimadas no cerrado.

Segundo a secretaria de Meio Ambiente (Sema), em 2020, foram registrados 243 focos nos parques e Unidades de Conservação da capital.

Essas ações compreendem a fiscalização de incêndios florestais, monitoramento da qualidade do ar, autorização de queima controlada, combate às queimadas e prestar assistências ás populações afetadas pelos incêndios. O investimento com essas medidas no ano passado foi de R$ 3 mi.

Print Friendly, PDF & Email