Ibaneis decreta toque de recolher no DF entre 22h00 e 5h00, que vale a partir desta segunda

Decreto ocorre após taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública de Saúde do DF para tratamento de pessoas com Covid-19 chegar a 100% nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (8), o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou toque recolher nas ruas do Distrito Federal das 22h00 às 5h00. A medida está prevista em decreto publicado no início da tarde e vale até 22 de março.

Segundo o texto, nesse período, “todos deverão permanecer em suas residências em período integral, ressalvado o deslocamento realizado, em caráter excepcional, para atender a eventual necessidade de tratamento de saúde emergencial, ou de aquisição de medicamentos em farmácias”. 

Em caso de descumprimento, o infrator será levado à polícia e terá de pagar multa de R$ 2 mil.

Leia também:
Bolsonaro sobre Renan Calheiros: “vagabundo é elogio para ele”

A medida ocorre após o aumento das ocupações de unidades de terapia intensiva (UTI) na rede hospitalar da capital e foi confirmada ao jornal Metrópoles.

“Enquanto as UTIs estiverem com lotação máxima, precisaremos apertar as medidas de isolamento para diminuir o contágio e a consequente pressão sobre os hospitais”, afirmou Ibaneis ao Metrópoles.

O decreto afirma que será permitido “o deslocamento individual realizado após às 22h, desde que configurada a intenção de retorno à residência e seja realizado logo após o término de jornada de trabalho regular”.

Leia também:
DF registra a menor taxa de transmissão por Covid-19 em 99 dias

Todos os estabelecimentos que estão autorizados a funcionar devem fechar as portas às 22h, com exceção de: hospitais, clínicas médicas e veterinárias, farmácias, postos de gasolina e funerárias.

Ainda de acordo com o decreto, entregas de serviços de delivery podem ser feitas até as 23h, desde que o pedido tenha sido realizado até as 22h, “ficando o estabelecimento autorizado a funcionar exclusivamente para finalizar as referidas entregas”.

Print Friendly, PDF & Email