Ibaneis inaugura Complexo Viário Governador Roriz

Foram feitos 23 viadutos, quatro pontes, 28 quilômetros de vias e 14 de ciclovia. Uma obra que também ajudou a movimentar a economia com a geração de 770 empregos e investimento de R$ 220 milhões

Na manhã desta quarta-feira (12), o governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugura o Complexo Viário Governador Roriz, conjunto viário da Saída Norte da capital integral por 22 viadutos e quatro pontes.

O complexo beneficia mais de 100 mil motoristas que trafegam pela Saída Norte diariamente, gerando uma redução de até 55% de tempo nas viagens.

Uma obra que também ajudou a movimentar a economia com a geração de 770 empregos e investimento de R$ 220 mi.

O diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Jr, lembra que antes da gestão atual acelerar as obras da Saída Norte, a mobilidade na região estava esquecida. “Vamos dar mais conforto para os usuários que trabalham no Plano Piloto e utilizam esses trajetos, como de Sobradinho, Planaltina, Lago Norte. Antes mesmo dos serviços serem finalizados, os motoristas diminuíram o tempo que passam no trânsito de 1h30 para 40 minutos, por exemplo”, informa.

Com o trabalho integrado do governo local, Fauzi Nacfur Jr explica que foi possível agilizar as obras – que vinham em ritmo lento por anos. “Foi uma questão de gestão, de programação, de resolução de questões ambientais. Viabilizamos junto ao BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social] e ao Banco do Brasil – financiadores dessa obra – o desembolso de recursos de uma forma mais acelerada para que a gente pudesse agilizar e concluir os serviços”, pontua.

Joaquim Roriz

Parte do complexo já levava o nome do ex-governador Joaquim Roriz, que morreu no dia 27 de setembro de 2018, aos 82 anos, após choque séptico decorrente das complicações de infecção pulmonar.  Esse trecho compreendia dois quilômetros entre a Ponte do Bragueto e o Balão do Torto.

O tributo foi ampliado e a homenagem será feita no trecho entre a Ponte do Bragueto e o Balão do Colorado, com sete quilômetros de extensão.

“É uma homenagem justa e merecida ao governador Roriz. Além disso, a inauguração deste Complexo Viário irá atender uma reivindicação antiga, necessária e que vai melhorar a qualidade de vida dos moradores de Brasília”, afirmou Maria de Lourdes Abadia (sem partido), vice-governadora durante a última gestão de Roriz.

Print Friendly, PDF & Email