Ibaneis inaugura primeira escola técnica de Brazlândia

Investimento do GDF na unidade foi em torno de 15 milhões e gerou 200 empregos

Brazlândia ganhou, nessa terça-feira (9), a primeira escola técnica. Com capacidade para 1.440 estudantes, a unidade teve um investimento de R$ 15,3 mi e sua construção gerou 200 empregos. Devido à a inauguração das instalações, o Governo do Distrito Federal havia lançado o edital do processo seletivo de alunos de 6 a 20 de janeiro de 2021.

São 340 vagas para cursos técnicos em enfermagem, informática e de formação inicial e continuada para cuidador infantil e operador de computador.

O govenador Ibaneis Rocha (MDB) mencionou os estudantes mortos em acidentes de trânsito e que foram homenageados com a construção da escola. “A idealização dessa escola técnica nasceu exatamente de uma tragédia envolvendo cinco jovens que faziam o curso técnico de enfermagem na escola técnica de Valparaíso e que faleceram voltando para Brazlândia pela BR-080, na altura da roda d’água”, recorda Ibaneis. “Fica a nossa homenagem a todos que estão aqui, às famílias dessas cinco vítimas que sofreram essa tragédia”, completa.

Ibaneis disse que, mesmo durante a pandemia, o Governo do DF manteve as obras em funcionamento. “Acharam que o DF estava parado durante a pandemia, mas, com muito esforço, trabalhamos ao longo de 2020 para que nada nos parasse. Foram 385 escolas reformadas. Nossas crianças e jovens voltarão às aulas em ambientes totalmente cuidados”, garante.

São doze salas de aula, oito laboratórios, biblioteca, auditório, teatro de arena, refeitório, área de convivência e administrativa, cozinha, quadra poliesportiva coberta e dois amplos estacionamentos. As instalações foram pensadas e construídas com acessibilidade e conforto.

O modelo da nova escola técnica segue o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que atuou como parceiro do GDF ao injetar recursos na construção da escola. O terreno possui 12 mil metros quadrados, com uma área de 5.577,39 metros quadrados de construção.

De acordo com Ibaneis, serão mais de 1,4 mil alunos podendo chegar a 2 mil estudantes. “Entregamos a obra da Escola Técnica de Brazlândia completa. Serão estudantes que vão buscar suas qualificações, entrar no mercado de trabalho e ajudar as suas famílias”, ressaltou o governador.

Na avaliação do secretário de Educação, Leandro Cruz, a escola é uma grande conquista para a cidade. “O mesmo ensino de qualidade que se tem no Plano Piloto e em qualquer local de Brasília, teremos aqui em Brazlândia. O que temos de melhor estará disponível para essa comunidade. Com muito orgulho, temos o prazer de entregar mais uma missão cumprida para a população do DF”, ressaltou o titular da pasta. 

Print Friendly, PDF & Email