Ibaneis planeja reabrir o comércio na próxima semana, mas dependerá do índice de transmissão

O DF está em lockdown e com o toque de recolher desde 28 de fevereiro. Segundo Ibaneis, a taxa de transmissão na capital diminuiu

Na manhã desta quinta-feira (18), o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que o Governo do Distrito Federal (GDF) deverá reabrir o comércio na próxima semana. De acordo com Ibaneis, o índice de transmissão da Covid-19 na capital tem baixado, está em 0,99.

Segundo o chefe do Executivo local, a ideia é reabrir as atividades econômicas, mas com horário de funcionamento reduzido. “A expectativa é voltar com o comércio na próxima semana, mas isso vai depender muito dessas taxas que nós estamos analisando. Eu tenho uma perspectiva de retornar na próxima semana, nem que seja com uma carga horária menor, para que a gente tenha pelo menos um público em funcionamento, colocando as pessoas novamente para trabalhar, com toda fiscalização necessária”, disse, durante visita ao posto de vacinação do Estacionamento 13 do Parque da Cidade.

Ibaneis afirmou que as equipes do Executivo local farão reuniões, nos próximos dias, a fim de analisar números da Covid-19 no DF, antes de realmente reabrir. “Sabemos da responsabilidade do comércio, sabemos da responsabilidade dos shoppings centers. Todos eles trabalham com muita segurança. Agora, nós vamos avaliar primeiro os números, vamos nos reunir com a Secretaria de Saúde, com a Codeplan e com todos os técnicos para saber da segurança dessa reabertura”.

O governador mencionou a taxa de transmissão do vírus, que tem caído na capital. “Nós estamos felizes, porque as medidas de isolamento, mesmo que não sejam as mais restritivas como deveriam ocorrer, estão surtindo efeito. Ontem, nós diminuímos o índice de transmissão para 0,99. Estou aguardando a taxa de hoje, para saber se continua descendo. Isso nos traz uma perspectiva muito boa, no sentido de diminuir a quantidade de internações. É sinal de que nossas medidas têm surtido efeito, em especial a do toque de recolher a partir das 22h. Se continuar descendo dessa maneira, logo, logo a gente coloca os leitos de UTI atendendo toda a população”, afirmou.

Ele afirmou que o DF deverá receber 70 mil e 80 mil doses de vacina contra a Covid-19 na próxima semana. Caso o Ministério da Saúde entregue este lote, a campanha de imunização será ampliada para idosos com 70 anos e 71 anos.

“O Ministério da Saúde tem mantido uma regularidade de entrega de vacina toda semana e tem ampliado esse número. Nesta semana, foram quase 60 mil doses e deu para ampliar [a campanha] para 72 e 73 [anos] e existe uma previsão para a semana que vem, que entregue entre 70 e 80 mil doses de vacina, o que daria para a gente vacinar o pessoal com 70 e 71 anos”, declarou.

“Daqui para frente a gente tem que observar que essas faixas etárias vão se ampliando e temos que ter muito cuidado para sejam evitadas aglomerações também na vacinação. Inclusive, neste final de semana, vamos trabalhar não só no sábado, mas no domingo também. Haverá vacinação no sábado e no domingo, para que a gente possa evitar esse tipo de aglomeração”, comentou Ibaneis.

Print Friendly, PDF & Email