Ibaneis pretende vacinar adolescentes contra a Covid-19

 O DF vai seguir a orientação do Ministério da Saúde sobre a vacinação de adolescentes contra a Covid-19.

Na manhã desta quinta-feira (29), o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que o DF vai seguir a orientação do Ministério da Saúde sobre a vacinação de adolescentes contra a Covid-19.

Na noite de terça-feira (27), o governo federal anunciou que jovens de 12 a 17 anos com comorbidades serão incluídas no plano de vacinação após a conclusão do envio de doses para a população com mais de 18 anos.

Questionado pela coluna Grande Angular, do jornal Metrópoles, sobre sua opinião a respeito da imunização dessa faixa etária, Ibaneis afirmou, “Essas questões de saúde eu não tenho opinião própria, somente sigo o que mandam os técnicos. Se existe recomendação do Ministério da Saúde, vamos vacinar”.

Leia também:
Bolsonaro diz que não tomará a vacina

Ibaneis falou sobre as dificuldades que crianças com deficiência e a família enfrentam diante da pandemia. “Fico imaginando o quanto não é difícil para os pais fazer uma criança, principalmente as com deficiência, usar máscaras e seguir as recomendações de isolamento”.

O governador disse que a previsão é de concluir na 1ª quinzena de setembro a imunização do grupo acima de 18 anos: “Depois, vamos ver como vem a orientação do Ministério da Saúde. Se primeiro comorbidades e deficientes. Ou se iremos vacinar todo mundo por idade, reduzindo até os 12 anos, como já se disse pelo Ministério da Saúde”.

Leia também:
Hospital da Criança recebe investimento de R$9,5 milhões

De acordo com Ibaneis, ainda não há orientação do governo federal sobre a vacinação de pessoas com menos de 18 anos. “Eles ainda não explicaram como vai ser a mobilização, mas acredito que, assim como foi feito com os mais velhos, vamos vacinar aqueles adolescentes primeiro com comorbidades e maiores necessidades. Imagine vocês, como fica a situação de um pai ou uma mãe que tem um filho com qualquer tipo de deficiência e tem mais dificuldade de se proteger. Penso que, racionalmente, essas pessoa

Print Friendly, PDF & Email