Ibaneis reinaugura Museu de Arte de Brasília

Após 14 anos fechado, Museu de Arte de Brasília é reinaugurado no aniversário da capital e a ser uma opção cultural para os brasilienses

Entre os eventos comemorativos do aniversário da capital federal, 21 de abril, está a reinauguração do Museu de Arte de Brasília (MAB), que estava fechado há 14 anos. Fundado em 1985, o museu tem um acervo de mais de mil obras importantes da produção nacional, assinadas por expoentes como Tarsila do Amaral, Cildo Meireles e Sérgio Rodrigues.

De acordo com o Governo do Distrito Federal, o museu sofreu uma grande intervenção entre 1998 e 2001, quando seu layout foi bastante renovado. Segundo o GDF, “apesar da escala das obras, os melhoramentos foram pouco eficazes, já que o museu foi novamente fechado em 2007, devido à precariedade de suas instalações”.

O chefe do Executivo local esteve no local e comemorou e entrega do espaço.

“São 2 mil obras que ficam expostas aqui, é uma excelente oportunidade para os artistas da cidade e de todo o Brasil. A estrutura foi totalmente renovada, adequada com acessibilidade e tudo o que se faz necessário dentro dos museus mais modernos do mundo. Então, ganha a cidade nesse aniversário e a população, que tem mais um ponto de visitação, em um lugar maravilhoso, às margens do Lago Paranoá”.

Na ocasião, Ibaneis também anunciou reformas no Teatro Nacional e no Autódromo de Brasília. “Nós vamos, e espero que ainda neste semestre, começar as obras do Teatro Nacional”, afirmou.

“Estamos trabalhando para licitar o Teatro Nacional ainda neste semestre, para que, no próximo ano, a gente entregue, pelo menos, a Sala Martins Pena […] Vamos reativar também um outro monumento da cidade que está abandonado há vários anos. Por meio de parceria com o BRB e com a Terracap, vamos começar as obras ainda neste semestre do Autódromo”, declarou Ibaneis.

O teatro Nacional tem R$ 33 mi de recursos assegurados para a obra. “Os projetos foram apresentados à Caixa Econômica Federal, e aguardamos a autorização deles para fazer a licitação e iniciar essa obra”.

“No caso do Autódromo, existe um contrato assinado entre o BRB e a Stock Car Brasil, e nós teremos uma corrida neste ano. A última corrida do ano será feita aqui no Distrito Federal”, revelou Ibaneis.

Governador libera exposições

Leia também:
DF tem maior programa de fomento à cultura do Brasil em 2021

Na noite de terça-feira (20), Ibaneis Rocha decidiu permitir o funcionamento de museus e a realização de exposição de arte em Brasília.

O funcionamento do segmento está suspenso desde 28 de fevereiro devido às medidas de restrições para a prevenção da Covid-19.

Ibaneis também autorizou eventos culturais em estacionamentos, em formato drive-in, desde que seja seguida a distância mínima de dois metros entre cada veículo estacionado.

Teatros e cinemas também estão liberados se seguirem as medidas de distanciamento.

Print Friendly, PDF & Email