Ibaneis sanciona lei que dá prioridade a autistas em fila

A medida foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial e será válida a partir do dia 14 de outubro

Nesta terça-feira (14), o governador Ibaneis Rocha sancionou a lei nº  6.945/2021, que dá a pessoas com transtorno do espectro autista o direito a atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais, serviços e instituições financeiras. Dessa forma, pessoas com TEA deverão ter prioridade em filas.

A lei é de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (DEM). O parlamentar explica que a ideia surgiu após conversas com pais e responsáveis, que relataram enfrentar dificuldades em filas de bancos, hospitais e até restaurantes. “Muitas crianças autistas, por exemplo, não têm noção temporal e, em ambientes com muitos estímulos, não conseguem ficar em uma fila, e obrigar a permanecer pode desencadear crises”.

“Muita coisa ainda precisa ser feita pelo estado para que exista uma rede de atendimento efetivo e adequado. Esse é mais um gesto que demonstra a nossa preocupação e empenho para cuidar dessas pessoas”.

Leia também:
Ibaneis anuncia vacinação para adolescentes de 14 e 15 anos a partir desta quarta-feira

 No dia 3 de agosto, foi publicada a Lei 6.925/2021, que estabelece a Política Distrital de Atendimento e Diagnóstico às Pessoas com Transtorno de Espectro Autista no Distrito Federal.

Print Friendly, PDF & Email