Agência Brasil

Inflação cresce e salário mínimo aumenta

Produtos que tiveram aumento nos preços por conta da inflação foram bebidas e alimentos

Nesta terça-feira (17), o governo alterou a previsão feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2,35% para 4,1% em 2020. Com isso é concluído que o salário mínimo também terá ajustes, uma vez que a inflação sobe e ele é calculado de acordo com o INPC.

O motivo que levou a esse reajuste, foi a pandemia do novo coronavírus enfrentada no atual ano e a inflação causada por ela. Hoje o salário mínimo é de R$ 1.045, se a estimava feita for concretizada até o próximo ano o salário será de 1.087.

O calculo de inflação para famílias de baixa renda é feita e divulgada pelo IBGE, no começo do ano estava em 0,87% e no momento é de 2,95%, os produtos que saíram com preços disparados até o momento foram alimentos e bebidas.

A economia do governo propôs ao presidente congelar as aposentadorias e pensões para aumentar o valor da bolsa família, mas Jair Bolsonaro recusou a proposta e descartou qualquer ideia parecida, “Quem porventura vir a propor para mim uma medida como essa, só posso dar um cartão vermelho para essa pessoa”.

Print Friendly, PDF & Email