Maus-tratos a animais: PCDF recebeu mais de mil denúncias no DF em dois anos

Para denunciar qualquer tipo de maus-tratos é só ligar para o telefone da PCDF 197

Após o governador Ibaneis Rocha sancionar a Lei 6.787/2021, que proíbe que animais fiquem acorrentados ou mantidos em locais que prejudiquem a saúde do animal, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) divulgou um levantamento afirmando que atuou em mais de mil casos de maus-tratos a animais nos últimos dois anos.

Entre os casos, os mais comuns são aqueles em que os animais são abandonados por seus donos sem água e comida. Após a sanção da lei, no dia 8 de janeiro em operação policial a PCDF resgatou três cachorros e uma gata que se encontravam em situação deplorável em uma residência na QNN Ceilândia. Ninguém foi autuado pois o tutor dos animais não estava no local.

No mesmo mês da nova lei, a PCDF resgatou pelo menos três cachorros. Um filhote teve a pata quebrada ao ser pisado por uma sem-teto alcoolizada, outro foi vítima de tentativa de estrangulamento também praticado por um sem-teto.

Em Sobradinho II, uma cachorra foi abandonada, de acordo com as queixas de vizinhos, uma mulher abandonou sua casa e deixou para trás dois cachorros. Em razão do abandono, um deles foi encontrado morto e outro muito debilitado. Em buscas no lote, os agentes encontraram um saco de ração com muitas fezes e, ao esvaziá-lo, acharam o cadáver do outro cão.

Qualquer evidencia de maus-tratos deve ser denunciada, para denunciar basta ligar no telefone da PCDF no 197 ou enviar um e-mail explicando o caso ao endereço: denuncia197@pcdf.df.gov.br

Print Friendly, PDF & Email