Medidas de combate ao coronavírus são aprovadas na Câmara

15 propostas foram aprovadas na Câmara Legislativa, para combater a covid-19 no Distrito Federal 

Uma das principais pautas levantadas pelos deputados da Câmara Legislativa, é relacionada ao combate da Covid-19, das 77 propostas 15 foram aprovadas e quatro foram vetadas. O restante segue em análise. Os parlamentares esperam que o assunto fique de lado para que o foco seja principalmente na economia. 

Das propostas aprovadas, o Programa Renda Mínima Temporário consiste em um pagamento de R$ 408 reais para famílias de baixa renda do DF. Entre projetos estão o pagamento de auxílio financeiro para proprietários de veículos e motoristas de transportes coletivos e turismo, uso e fornecimento obrigatório de máscaras em estabelecimentos públicos e o reconhecimento de atividades religiosas como essenciais no DF. 

Opinião dos Deputados 

Ibaneis Rocha explica o motivo de ter vetado a diminuição da mensalidade de Instituições de ensino particular, “apesar de louvável, a intenção de definir a redução das mensalidades durante o plano de contingência do novo coronavírus da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal coloca em risco a viabilidade financeira das empresas” afirma o governador. 

Fábio Félix, afirma que o governador demorou a agir, “Quem não teve tanta rapidez foi o governo. Demorou muito a discutir, a enviar, a sancionar e debater projetos que eram urgentes, como auxílio de algumas categorias. Agiu com lentidão”. pontua.

Já João Hermeto admite que o governo foi rápido no combate, “O governador está muito criterioso. Essa postura é necessária para manter a economia aquecida. O governo está conseguindo realizar obras, como o túnel de Taguatinga. Para isso, tem que ter reserva em caixa, não pode gastar de qualquer jeito”. disse.

Covid na Câmara 

dos 24 parlamentares nove pegaram a doença, entre eles estão: o presidente da Casa, Rafael Prudente (MDB), o vice, Rodrigo Delmasso (Republicanos), Iolando Almeida (PSC), Martins Machado (Republicanos), Daniel Donizet (PL), Jaqueline Silva (PTB), Leandro Grass (Rede), Reginaldo Sardinha (Avante) e Claudio Abrantes (PDT). 

Covid no DF

O número total de casos até o momento são de 233.731 mil pessoas infectadas e 3.985 mil mortes no Distrito Federal.

Print Friendly, PDF & Email