Reprodução

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por covid-19 no RN

A paciente é uma profissional da saúde de 37 anos

Em nota, o Ministério da Saúde confirmou nessa quarta-feira (9), o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Brasil. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal (RN). A paciente, que não teve o nome divulgado, atua nos serviços de saúde do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Em junho (17), a profissional da saúde apresentou um quadro de síndrome gripal (cefaleia, dor abdominal e coriza), ela realizou o exame RT-PCR na Paraíba em 23 de junho.

No dia 11 de outubro, a médica voltou a apresentar um novo quadro de síndrome gripal. Ela realizou um novo teste de RT-PCR no dia 13 de outubro, também no estado da Paraíba, e teve um novo resultado para a presença do vírus SARS-CoV2.

Leia também:
Número de mortes por Covid-19 nas últimas 24h é o menor em 23 dias

O caso estava sendo investigado desde o dia 23 de outubro, data em que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN (CIEVS-RN) recebeu a notificação sobre a suspeita. As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo novo coronavírus, após sequenciamento do genoma viral que identificou duas linhagens distintas.

De acordo com o Ministério da Saúde, “no intervalo entre as duas amostras, foi realizada uma coleta em 8 de setembro de 2020, que apresentou resultado não detectável pela metodologia RT-PCR em tempo real, no Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”.

Leia também:
Número de mortes por Covid-19 nas últimas 24h é o menor em 23 dias

“As linhagens detectadas estão em circulação no Brasil, segundo estudos realizados por unidades de pesquisa nacionais. Nesse sentido, a investigação dos casos permite compreender a cepa viral circulante em ambos os estados no intuito de estabelecer medidas de vigilância epidemiológica efetivas contra a Covid-19”, diz trecho da nota.

Print Friendly, PDF & Email