Mulher de 90 anos recebe a primeira dose da vacina contra covid-19 no Reino Unido

Uma mulher de 90 anos se tornou, nesta terça-feira, a primeira pessoa do mundo a ser imunizada contra a covid-19 após o fim dos estudos clínicos. O Reino Unido é o país mais afetado da Europa, com mais de 61.400 mortes

Margaret Keenan, uma mulher de 90 anos foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o novo coronavírus, com um imunizante já com os testes concluídos, desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BionTech. Ela recebeu a dose da vacina às 6h31 (3h31 de Brasília), no Hospital Universitário de Coventry, no centro da Inglaterra. O Reino Unido começou nesta terça-feira (8) a vacinar a população contra a covid 19.  

“Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19”, disse a mulher.

Margaret Keenan completa 91 anos na semana que vem.  “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano”.

O Reino Unido, é o país mais afetado da Europa pela pandemia, com mais de 61.400 mortes confirmadas, e é o primeiro Estado do Ocidente a autorizar o uso da vacina contra a Covid-19. Cinquenta hospitais receberam nos últimos dias as primeiras 800 mil doses da vacina desenvolvida pela Pfizer e BionTech, a única autorizada até o momento pela agência reguladora do Reino Unido, que chegaram de laboratórios na Bélgica.

Leia também:
Número de mortes por Covid-19 nas últimas 24h é o menor em 23 dias

Serão vacinados nessa primeira fase maiores de 80 anos, funcionários de saúde na linha de frente e funcionários e moradores de casas de repouso. A imunização dos britânicos com mais de 50 anos, além dos adultos com alguma doença deve acontecer em 2021.

“Este dia marca um enorme avanço na luta do Reino Unido contra o coronavírus”, declarou o primeiro-ministro Boris Johnson. “Mas a vacinação em larga escala vai levar tempo”, advertiu, ao pedir que a população ainda cumpra as normas impostas.

Print Friendly, PDF & Email