Segunda, 22 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Brasília, DF

Blogs e colunas Bens produzidos

Meios de produção

Assim, se pega algo necessário, a produção de mercadorias e se coloca isto dentro do sistema.

03/05/2024 às 11h57
Por: Pedro Fagundes de Borba
Compartilhe:
Indústria Islândia; wikimedia commons
Indústria Islândia; wikimedia commons

Uma das mais importantes categorias, assim chamadas por abranger muitas coisas diferentes com alguns pontos comuns, na obra marxista são os meios de produção. Com justiça, uma vez que é um fator crucial para o correto e completo entendimento do funcionamento básico do capitalismo, que é a maneira como são produzidas as mercadorias, o qual é à base do sistema. Pois o meio de produção reflete diretamente este fazer das coisas, portanto é toda a base produtiva para a qual são feitos aquilo que é utilizado pelas pessoas neste tipo de sociedade. Todos os sistemas produtivos já existentes possuíram meios de produção, refletindo na maneira como esta sociedade se organizava.

Continua após a publicidade

No caso do capitalismo, os meios de produção concentram o acúmulo de capital, fazendo o funcionamento da vida do capitalista quanto o circular e o girar do capital, alimentando o próprio sistema e também os donos destes meios de produção. Como esta é a base, é a maneira pela qual são produzidos os bens de consumo, assim fornecendo os objetos demandados, pelas razões que forem. Assim os concentram um grande e importante poder, pois, por assim dizer, fornecem estes produtos demandados, ainda que também usem de estratégias e artifícios para que se queiram tais produtos. 

 Se, por um lado, existe diretamente o meio de produção, que é a estrutura política e econômica para que se produza algo, também existe o modo de produção. Este elemento não é propriamente secundário, mas é controlável e adaptável pelo primeiro. Pois o modo de produção se trata da maneira em si de se fazer algo. Por exemplo, para produção agrícola é necessário plantar e cultivar. Para um produto, fazer os processos industriais envolvidos e todas as etapas para a composição daquilo que está sendo feito. São em si processos importantes para que algo seja criado. Porém tais ações estão diretamente subordinadas e condicionadas pelos meios de produção. Não o processo em si de fazer, mas sim o motivo para fazer, a organização dos recursos, a disposição, a maneira como os trabalhadores que executam as determinadas etapas da composição deste produto.

Esta organização está diretamente colocada para que aquilo que é produzido esteja relacionado com a base do sistema, produção de capital no nosso caso. Assim, se pega algo necessário, a produção de mercadorias e se coloca isto dentro do sistema. Historicamente falando, a industrialização esteve junto com o capitalismo, a forma de venda destes produtos em maior escala desenvolveu as relações capitalistas, aliado com o fator político de dar o poder de classe dominante para a burguesia, suplantando a aristocracia, a partir da Revolução Francesa e seus impactos.

 Ainda que o capitalismo tenha intrínseca relação com os meios de produção atuais, a maneira como é produzido não é totalmente atrelado ao capitalismo, pois podem ser tomados e modificados, feitos de outras formas. Isto pode ser diretamente um processo político, uma vez que estas decisões são feitas e legitimadas politicamente. Ainda que haja relação entre elas, uma modificação dos meios de produção, já tendo os modos de produção postos em suas maneiras mais complexas, permite que se façam mudanças políticas e novas formas de organizá-los, então criando novos meios de produção. 

 O meio de produção é assim este fator essencial para que se faça aquilo que a sociedade por alguma maneira e razão demandar. Assim tais meios de produção, quando modificados, poderão fazer com que haja uma transformação, que as mercadorias sejam produzidas por outras lógicas e tenham outros fatores políticos envolvidos. Tais fatores garantem outras organizações que fazem estes meios serem diferentes. Assim as transformações vindas mais diretas, com outros processos na economia política passam por estes pilares e pela organização social na forma com que estas se modificam e dão nova ordem ao mundo e novos sistemas político econômicos.   

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários