Ver o gaúcho como um tipo campeiro, do tipo que fascina artistas, já vem de longo tempo e também já adquiriu diferentes dimensões e ideias. É um tipo real, uma espécie de homem branco, por vezes miscigenado, livre que fazia alguns trabalhos para estancieiros e vivia de maneira errante pelos pampas. Ainda que fosse, especialmente, no Rio Grande do Sul, uma figura em menor escala, visto a maior parte de o trabalho campeiro ter sido feito por escravos, ainda era um figura real, existente, tendo especialmente tropeiros. Era um tipo grosso, sem acesso a educação formal, mas que possuía grande conhecimento da vivência, da lida de campo e da vida empírica. Nisto era uma figura folclórica e sociológica muito singular, tendo uma posição social diferente, passando por aspectos da sociedade e da vida que outros não passavam.
Sobre eles, afirmou Jorge Luis Borges, o grande escritor argentino, em um de seus ensaios que a poesia, a obra gauchesca não foi escrita pelos gaúchos propriamente, os grossos homens de campo. Mas sim por homens letrados de cidades grandes, como Montevidéu e Buenos Aires. Poderia também ter incluso em sua lista Porto Alegre e Pelotas. Borges se referia principalmente a autores como José Hernandez e Ricardo Guiraldes, argentinos letrados que falaram sobre os gaúchos. O primeiro foi essencialmente quem o descobriu enquanto tipo social e o levou para a literatura, criando o poema Martín Fierro, o maior poema épico da América. No caso do Brasil, propriamente, o gaúcho surge como figura durante o romantismo, através de autores como José de Alencar e, especialmente, Apolinário Porto Alegre. Porém, embora historicamente importantes tais autores, quem realmente colocou o gaúcho na literatura brasileira, e o reconheceu como ele era, foi o pelotense Simões Lopes Neto, décadas mais tarde. Onde, através de Blau Nunes contou causos e histórias gaúchas pela perspectiva do campeiro deste nome. Assim fez um retrato da grossura enquanto profunda observação da vida e das pessoas.
Sobre sua época, e sobre os primeiros registros dos gaúchos, sem dúvida Borges acertou. Todos os citados acima não eram gaúchos propriamente, mas homens letrados que sobre eles escreveram. O que, como o escritor argentino continua, não fez dela menos gauchesca ou legítima, pois falavam de algo real emulando este algo. Porém, os gaúchos tiveram uma profunda manifestação na música, especialmente a partir do movimento nativista rio Grandense, que deu espaço para que gaúchos e campeiros em geral falassem de sua vida, da lida campeira, se expressassem de um modo geral. Assim a identidade e o ser gauchesco vinham plenamente à tona, fazendo com que se conhecesse em profundo o gaúcho.
Ainda hoje, muito pelo aspecto campeiro ser ainda muito forte no estado e por ser uma cultura única e particular, a identidade gauchesca continua sendo relevante e real. É certa que é bastante institucionalizada como tradição e como cultura hegemônica do estado, muito pela influência cultural do MTG com o Palácio Piratini que influi esta como a principal cultura Rio Grandense. Mas em si ela também continua forte e poderosa por fazer o gaúcho enxergar de outras formas o estado, o país e até a realidade como um todo de forma única, sempre atento a detalhes e coisas que passam despercebidas a outros.
Esta força cultural faz com que o gaúcho possua uma força e identidade própria, que lhe dá esta visão. E lhe garante uma coletividade, um jeito conjunto de ser que une muitos aspectos, faz com que haja tal união. No momento em que uma grande catástrofe climática, reflexo do aquecimento global e outros problemas climáticos, atinge o estado tal coletividade aparece, refletem um sentimento coletivo e um jeito de ser. Com a presença de artistas gaúchos no Altas Horas da Globo dia 18/05/2024 este sentimento, junto com toda a solidariedade sendo feita neste espaço, nestes momentos. Toda a união gauchesca se apoia na solidariedade mecânica gerada por tais situações, junto com o sentimento e a cultura dos gaúchos. Desde campeiros até urbanos. A identidade e a visão seguem vivas.
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