Sábado, 22 de Junho de 2024
19°

Tempo limpo

Brasília, DF

Sociedade Incentivo à Leitura

Centro Pop Brasília promove incentivo à leitura entre pessoas em situação de rua

Instalada há um ano dentro da unidade socioassistencial, biblioteca ‘Ponto de Leitura Livro Livre’ estimula o consumo de livros entre o público

07/06/2024 às 08h01
Por: Agência 2CNews Fonte: Agência Brasília
Compartilhe:
Renato Raphael/SEDES DF
Renato Raphael/SEDES DF

Com o objetivo de incentivar a leitura entre pessoas em situação de rua, o projeto Ponto de Leitura Livro Livre, desenvolvido pelo Centro Pop Brasília, completou um ano desde a sua implementação na unidade. Em comemoração à data, o espaço promoveu um show da banda Vozes da Rua, na manhã desta quinta-feira (6).

Continua após a publicidade

A iniciativa consiste em uma biblioteca instalada dentro do Centro Pop Brasília, localizado na Quadra 903 da Asa Sul, e é executada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, a Escola Meninas e Meninos do Parque e o Centro Pop de Taguatinga, responsável pela apresentação do grupo musical composto por usuários e servidores da unidade.

De acordo com José Vicente, servidor do Centro Pop Brasília e organizador do projeto, a biblioteca funciona como um “trailer adaptado”, onde as pessoas podem sentar, conversar, ler e produzir textos. “O nome Ponto de Leitura Livro Livre foi escolhido porque não é necessário cadastro para pegar e devolver os livros, deixando os usuários à vontade”, explica.

Para o servidor, que está cursando doutorado em literatura, o projeto demonstra que a cultura, por meio do consumo literário, “é tão importante quanto a alimentação”. Segundo o profissional, a biblioteca também é aberta para a comunidade, inclusive para doação de livros.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, visitou o local para prestigiar o projeto literário. “O Centro Pop vai muito além de atendimento socioassistencial”, declarou.

“A unidade também é um espaço de lazer, cultura e conhecimento para que as pessoas em situação de rua consigam desenvolver sua autonomia. Isso contribui, de alguma forma, para o plano de desenvolvimento desse público por parte do Governo do Distrito Federal”, completa.

Centro Pop

A unidade é gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e oferece serviços como guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação, provisão de documentos e encaminhamentos para programas socioassistenciais. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e atende pessoas de todas as idades que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência.

O Distrito Federal tem dois centros Pop: um localizado no Plano Piloto e outro em Taguatinga Norte, na QNF 24. O serviço funciona das 7h30 às 18h, todos os dias da semana, sem necessidade de agendamento.

*Com informações da Sedes-DF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários