Sábado, 22 de Junho de 2024
14°

Tempo nublado

Brasília, DF

Polícia Operação Sucupira

PCDF deflagra Operação Sucupira e reprime parcelamento irregular do solo

A ação, que contou com apoio da 29ªDP, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) e da Secretaria DF LEGAL, teve o objetivo de combater o parcelamento irregular do solo e o dano ambiental em uma área de propriedade da Terracap.

10/06/2024 às 10h09
Por: Agência 2CNews Fonte: PCDF
Compartilhe:
Divulgação/PCDF
Divulgação/PCDF

Na tarde de domingo (9/6), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema), subordinada à Cepema, deflagrou a operação Sucupira.

Continua após a publicidade

A ação, que contou com apoio da 29ªDP, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) e da Secretaria DF LEGAL, teve o objetivo de combater o parcelamento irregular do solo e o dano ambiental em uma área de propriedade da Terracap. O local era alvo de grileiros. A área, que fica localizada na Colônia Agrícola Sucupira, dentro da Área de Proteção Ambiental do Planalto Central, já foi objeto de diversas ações da unidade policial e da DF Legal.

Durante operação Sucupira foram presas seis pessoas, entre elas, o suposto responsável pela área. Os conduzidos irão responder pelos crimes de parcelamento irregular do solo, esbulho possessório e alteração de local especialmente protegido, cujas penas, somadas, podem chegar a mais de 8 anos de reclusão.

Foram apreendidas, ainda, ferramentas e máquinas utilizadas na ação criminosa. A secretaria DF Legal realizou a apreensão de madeiras que seriam utilizadas para cercar a área e multou o responsável pela prática do ato ilegal.

A Cepema (Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente à Ordem Urbanística e o Animal) alerta que o novo modus operandi dos grileiros é realizar as ações aos domingos e feriados. A Coordenação está atenta e monitorando as áreas com a finalidade de preservar o meio ambiente e o patrimônio público.

Assessoria de Comunicação/DGPC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários