Segunda, 22 de Julho de 2024
11°

Tempo limpo

Brasília, DF

Meio Ambiente Mudanças Climáticas

Câmara Legislativa debate efeitos das mudanças climáticas

Audiência pública ocorre nesta segunda-feira (17), às 19 horas, no plenário e terá transmissão pela TV Câmara Distrital

17/06/2024 às 13h29
Por: Agência 2CNews Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Carlos Gandra/CLDF
Carlos Gandra/CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza audiência pública na noite desta segunda-feira (17), a partir de 19 horas, no plenário, para debater as mudanças climáticas e seus efeitos no DF. Com esta finalidade, o evento proposto pelo deputado Ricardo Vale (PT) coloca em prática um dos principais mandamentos dos ecologistas – pensar globalmente e agir localmente. Desta forma, reúne especialistas, representantes de instituições da sociedade civil e órgãos ambientais do DF.

Continua após a publicidade

O parlamentar defende ações preventivas para minimizar as chances de tragédias ambientais, como a recentemente ocorrida no Rio Grande do Sul, onde o governo ignorou os alertas dos ambientalistas. Para o distrital, o DF tem uma grande responsabilidade nacional, uma vez que o bioma Cerrado é considerado o berço das águas e detém nascentes que abastecem todo o país.

“A manutenção dos nossos recursos é o mínimo para garantirmos o abastecimento para a população. Além disso, não podemos prejudicar outros biomas que dependem do Cerrado. Infelizmente, a tragédia no sul do país nos trouxe um doloroso alerta e a preocupação com o meio ambiente tem que estar presente em todas as políticas públicas. Nas escolas, na previsão de obras de infraestrutura, no planejamento das cidades, na coleta e no tratamento do lixo”, explica Ricardo Vale.

O distrital citou ainda o recente estudo do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, que apontou um aumento de mais de 67% de devastação no Cerrado. “Vejam o tamanho da nossa responsabilidade! E o que estamos fazendo para proteger essa riqueza? Essa responsabilidade é de todos nós e precisamos agir”, declarou Ricardo Vale.

Em seu requerimento, que deu origem ao evento, Vale também registra algumas das principais causas das mudanças climáticas: as ações humanas, que lançam gases poluentes na atmosfera por meio da queima de combustíveis fósseis, o progressivo desmatamento e a permanente poluição dos cursos de água, por meio de dejetos e produtos químicos.

Convidados

Foram convidados representantes do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF e da Secretaria do Meio Ambiente.

* Com informações da assessoria de comunicação do deputado Ricardo Vale (PT)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários