Segunda, 22 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Brasília, DF

Polícia Conexão Babilônia

Operação “Conexão Babilônia” desarticula esquema criminoso na Cidade do Automóvel

A operação resultou na prisão preventiva de cinco integrantes de um grupo criminoso, composto por quatro homens e uma mulher, que atuavam principalmente na Cidade do Automóvel e em Santa Maria.

19/06/2024 às 09h04
Por: Agência 2CNews Fonte: PCDF
Compartilhe:
Divulgação/PCDF
Divulgação/PCDF

A 8ª Delegacia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou nesta semana a operação policial “Conexão Babilônia” com o objetivo de combater os crimes de estelionato, apropriação indébita e associação criminosa na Cidade do Automóvel, localizada no Distrito Federal. A operação resultou na prisão preventiva de cinco integrantes de um grupo criminoso, composto por quatro homens e uma mulher, que atuavam principalmente na Cidade do Automóvel e em Santa Maria.

Continua após a publicidade

As investigações revelaram que os suspeitos utilizavam uma loja de revenda de veículos para enganar as vítimas e obter vantagens ilícitas. Três dos homens já possuíam antecedentes criminais: um por Maria da Penha e porte de arma de fogo, outro por furto, e o terceiro também por porte de arma de fogo.

Diversas ocorrências de estelionato e apropriação indébita foram registradas na 8ª DP, todas envolvendo a mesma loja, que encerrou suas atividades no dia 13 de maio, deixando os clientes sem explicações. As vítimas eram enganadas de várias maneiras: algumas deixavam seus veículos na loja para serem vendidos, mas não recebiam o valor devido e encontravam a loja fechada; outras deixavam veículos ainda alienados, recebendo a promessa de quitação do financiamento, o que não ocorria, resultando em dívida e perda do veículo; por fim, havia consumidores que compravam veículos na loja, mas não conseguiam transferir a propriedade devido a alienações fiduciárias não resolvidas.

Com cerca de setenta ocorrências registradas, a 8ª DP calculou o prejuízo das vítimas em mais de R$ 2.500.000,00. As investigações localizaram parte dos criminosos no estado do Piauí, onde um dos veículos mencionados nas ocorrências foi encontrado. Outro envolvido foi detido em Goiás, em posse de um Chevrolet Onix de uma das vítimas. Os outros dois acusados foram localizados e presos no Distrito Federal. As prisões ocorreram ao longo dessa semana, entre os Estados do Piauí, Goiás e Brasília.

A operação cumpriu mandados de busca e apreensão, resultando na recuperação de quatro veículos (VW Up, VW Nivus, Fiat Mobi e Fiat Idea), cinco aparelhos celulares e um notebook. Além disso, a PCDF obteve ordem judicial para a indisponibilidade dos bens e o bloqueio das contas bancárias dos investigados, somando R$ 2.500.000,00, valor que ainda será disponibilizado para o ressarcimento das vítimas.

A “Conexão Babilônia” destacou-se pelo sucesso nas prisões, na recuperação de bens e no bloqueio de contas bancárias, desmantelando um esquema que prejudicava diretamente a economia local e enganava inúmeros consumidores. A operação contou com o apoio operacional das polícias civis do Piauí e de Goiás.

Os suspeitos encontram-se presos à disposição da justiça e responderão pelos crimes de estelionato, apropriação indébita, falsificação de documento e associação criminosa, com penas que podem chegar a 18 anos de reclusão.

Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários