Segunda, 22 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Brasília, DF

Blogs e colunas Zona rebaixamento

Grêmio perdido

Agora com a saída temporária dos grandes está em momento muito perdido o time, ficando por isso também na zona de rebaixamento.

30/06/2024 às 04h09
Por: Pedro Fagundes de Borba
Compartilhe:
Bandeira Grêmio; wikimedia commons
Bandeira Grêmio; wikimedia commons

Sendo um dos grandes ídolos do Grêmio, Renato Portaluppi, o Renato Gaúcho, terá seu nome permanentemente escrito na história do time. Ainda que esteja mais em baixa agora, em atitudes ainda não vistas perante o time, possui méritos suficientes para ser um imortal do Imortal. E sabe muito bem disso. Sendo um dos craques do time na década de 1980, tendo sido decisivo para o Mundial do time em 1983, bem como da Libertadores de 2017, agora como treinador, se tornou alguém bastante importante. Melhor do que entender sobre futebol como um todo, entende muito de Grêmio. Porém, agora em 2024, tem apresentado algumas atitudes e comportamentos destoantes, ficando abaixo do que sempre foi. Para que não manche e não perca sua importância no time, terá de ter isto melhor.

Continua após a publicidade

Como treinador é considerado um dos que tem um dos melhores controle e fala de vestiário, tendo assim um bom trânsito com os jogadores e assim os orquestraria bem. Como um maestro que rege sua orquestra para fazer soar bem as notas musicais, ou as jogadas aqui, e assim fazer uma bela música, de maneira bem executada. Como treinador, este maestro entendia seus jogadores e os fazia jogar da melhor forma, dando ao Grêmio grandes momentos durante seu tempo como treinador. Com sua saída em 2020, o time se desorganizou e se desestruturou demais, fazendo com que ficasse mais vulnerável e tivesse desempenho mais baixo. Voltou depois, mas o time tinha ficado mais prejudicado também, levando a ser rebaixado em 2021.

No fim de 2022 subiu de novo e em 2023, como por um milagre, contratou o uruguaio Luís Suarez, um dos maiores jogadores da atualidade. Com ele deixando o time acima da média, conseguiu um ótimo desempenho. O time estava organizado, mas Suarez o elevava a algo mais, tendo sido também considerado o maior jogador do Brasileirão 2023. Conseguiram deixar o Grêmio como vice campeão brasileiro naquele ano, e assim foi para 2024. A saída de Suarez, indo para o Inter de Miami, acabou sendo um baque para o time, que ficou assim mais enfraquecido. Conseguiu alguns jogadores que ajudaram a compensar a situação, especialmente Soteldo e Diego Costa, também com o meio de campo Matias Villasanti, que já estava no time.

 Tal equipe conseguiu ajudar a melhorar o desempenho do time, o deixando, com alguma dificuldade, em boa posição da Libertadores. Porém, com Diego Costa machucado e os outros dois convocados para suas seleções, o time se desfalcou novamente. Tendo ficado apenas com jogadores fracos, como JP Galvão, Rodrigo Ely, Reinaldo, Nathan Pescador e outros. Além do decepcionante Pavón, ainda muito aquém do que dele se esperava.  Agora com a saída temporária dos grandes está em momento muito perdido o time, ficando por isso também na zona de rebaixamento. O que mostra uma desorganização e falta de força no momento, com um elenco muito enfraquecido. Renato em sua situação mais fraca pode estar em seus últimos momentos ou preparando mais algum grande momento. O jogo contra o Fluminense, lanterna do campeonato, poderá ser um termômetro para ver como está agora o Grêmio. Mas sem a volta dos bons, dificilmente se ajeitará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários