Segunda, 22 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Manutenção do Metrô

Equipe do Metrô-DF conclui instalação de equipamento e normaliza operação dos trens

O problema estava ocorrendo no trecho entre as estações de Arniqueiras e Guará por causa de uma peça furtada

09/07/2024 às 16h38
Por: Agência 2CNews Fonte: Agência Brasília
Compartilhe:
Divulgação/Metrô-DF
Divulgação/Metrô-DF

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que, na madrugada desta terça-feira (9), as equipes de manutenção concluíram a instalação de um equipamento responsável pela transmissão da localização dos trens na via. Com isso, a circulação foi retomada em sua velocidade normal no trecho entre as estações Arniqueiras e Guará já no início da operação.

Continua após a publicidade

A peça furtada na madrugada de segunda é uma antena Z-Bond, equipamento responsável por enviar o código de velocidade para os trens (velocidade que o trem deverá circular naquele trecho) e também para fazer a detecção de ocupação, isto é, determinar o posicionamento do trem na via.

Devido ao furto do equipamento, no trecho afetado, não havia como informar aos trens, naquele trecho, a velocidade que deveria trafegar. Desta forma, por segurança, o trem recebe código de velocidade 0 (zero) e, para o piloto, muda o modo de operação de Automático para Manual. Nesses casos, o trem segue a uma velocidade máxima de 20km/h. Toda essa sistemática visa garantir a segurança do sistema, mesmo na ausência de um equipamento, como foi o caso em questão.

A companhia optou por instalar a nova antena na madrugada de terça-feira, porque a reposição necessitava de desenergização da via e, consequentemente, da interrupção da circulação dos trens. Por essa razão, a manutenção não foi realizada durante o dia, evitando transtornos ainda maiores aos usuários.

Essa foi a primeira vez que um equipamento desse (antena Z-Bond) foi furtado no Metrô-DF. Tão logo foi verificada a ausência do equipamento, o Metrô-DF comunicou o fato às autoridades competentes. O boletim de ocorrência foi registrado na 21ª Delegacia de Polícia.

O Metrô-DF tem tomado sucessivas providências para aumentar a segurança do sistema, com cercamento e instalação de gradis nas áreas e readequação das estratégias de vigilância patrimonial. O furto da madrugada de segunda ocorreu em área murada. Diante disso, o Metrô-DF substituirá de imediato os muros de vedação antigos, existentes no local, por gradis de alta resistência, visando aumentar a segurança do local. Também estuda alternativas de segurança para coibir tais atos de vandalismo.

*Com informações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários