Segunda, 22 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Brasília, DF

Economia Vazamento de Dados

Banco Central Informa Vazamento de Dados Cadastrais de Chaves Pix

Falha em Sistemas da 99Pay Afeta Informações de Usuários

10/07/2024 às 11h26
Por: Agência 2CNews
Compartilhe:
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na manhã desta quarta-feira (10), o Banco Central (BC) comunicou um incidente de segurança envolvendo dados pessoais vinculados a chaves Pix sob a responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S.A. Segundo a autoridade monetária, o vazamento de dados foi causado por "falhas pontuais em sistemas dessa instituição", resultando na exposição de informações cadastrais dos usuários.

Continua após a publicidade

O BC esclareceu que os dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, não foram expostos. "As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", destacou o comunicado. Isso significa que, embora os dados expostos possam causar preocupações, eles não representam um risco direto de acesso não autorizado a fundos ou transações financeiras.

As pessoas afetadas pelo incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking de sua instituição de relacionamento. O Banco Central enfatizou que não serão utilizados outros meios de comunicação, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mails, para informar os usuários afetados. Essa medida visa proteger os usuários de possíveis tentativas de phishing e golpes relacionados ao incidente.

O Banco Central informou que já foram adotadas todas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e que serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente. A autoridade monetária continua monitorando a situação e trabalhando para garantir a segurança dos dados e a confiança dos usuários no sistema financeiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários