Segunda, 22 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Brasília, DF

Sociedade Carreta da Inclusão

GDF Lança Projeto Carreta da Inclusão para Ampliar Assistência a Pessoas com Deficiência

Iniciativa leva serviços públicos e experiências tecnológicas a diversas regiões administrativas do Distrito Federal

10/07/2024 às 15h32
Por: Agência 2CNews
Compartilhe:
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou nesta quarta-feira (10) o projeto Carreta da Inclusão, destinado a ampliar a assistência às pessoas com deficiência (PcDs) na capital federal. Coordenado pelas secretarias de Ciência, Tecnologia e Informação (Secti) e da Pessoa com Deficiência (SEPD), o programa visa facilitar o acesso dessa população a serviços públicos, como a entrega de carteiras de identificação, atendimentos jurídicos e sociais, suporte na busca de emprego e experiências tecnológicas inclusivas.

Continua após a publicidade

“O programa visa atender as pessoas nas regiões administrativas para que a gente possa levar serviços da secretaria e de outras pastas que garantam às pessoas com deficiência os seus direitos, principalmente indo à cidade para facilitar o acesso”, afirmou o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Santos. A estreia do projeto aconteceu no Guará, onde a carreta itinerante ficará até sexta-feira (12), no estacionamento do Cave, na QE 25.

Um dos destaques do projeto é a arena gamer, que conta com áreas para experimentação de jogos eletrônicos adaptados com tecnologia assistiva. Além disso, os visitantes podem se inscrever no projeto Gamifica-DF da Secti, que oferece cursos gratuitos em desenvolvimento de jogos, design e marketing. Durante o evento de lançamento, uma portaria foi assinada para formalizar a cooperação entre as pastas envolvidas no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para PcDs no DF.

O administrador do Guará, Artur Nogueira, celebrou a escolha da cidade como piloto do projeto, destacando o benefício para a população local. A Carreta da Inclusão, que entregará ao todo 3.777 carteiras de identificação, seguirá seu itinerário por outras regiões administrativas do DF até setembro, incluindo Recanto das Emas, Samambaia, Gama, Santa Maria e Planaltina.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários