Segunda, 22 de Julho de 2024
22°

Tempo limpo

Brasília, DF

Saúde Bula Digital

Anvisa Aprova Projeto-Piloto de Bula Digital de Medicamentos

QR Code nas embalagens promete modernizar e facilitar acesso a informações de saúde

10/07/2024 às 16h19
Por: Agência 2CNews
Compartilhe:
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (10) um projeto-piloto para a implementação da bula digital de medicamentos no Brasil. O projeto prevê a inclusão de um código de barras bidimensional (QR Code) nas embalagens de medicamentos específicos, permitindo leitura rápida e acesso a informações detalhadas.

Continua após a publicidade

O projeto terá vigência até 31 de dezembro de 2026. Durante esse período, a Anvisa coletará e monitorará dados que servirão como base para a futura regulamentação definitiva da bula digital. Em seu voto, o relator diretor Daniel Pereira destacou que a iniciativa representa um passo importante rumo à modernização e transformação digital no setor da saúde, alinhando-se com tendências globais.

O QR Code nas embalagens direcionará os usuários à bula digital do medicamento e fornecerá acesso a informações adicionais, como vídeos e instruções de uso. A Anvisa reforçou que, mesmo com a bula digital, as bulas impressas continuarão disponíveis mediante solicitação de pacientes ou profissionais de saúde, garantindo a acessibilidade a todos.

A discussão sobre a bula digital ganhou força após a publicação da Lei 14.338/22, que permite à autoridade sanitária definir os formatos de bula. A proposta aprovada pela Anvisa passou por consulta pública entre dezembro de 2023 e março de 2024, permitindo ampla participação da sociedade na definição das novas diretrizes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários