Segunda, 22 de Julho de 2024
24°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Cultura Devolução de Livros

Biblioteca Nacional de Brasília Anistia Atrasos na Devolução de Livros

Campanha incentiva a devolução de volumes emprestados com prazo estendido até 31 de agosto

11/07/2024 às 15h41
Por: Agência 2CNews
Compartilhe:
Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), um importante equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), lançou uma campanha destinada a incentivar a devolução de livros emprestados e não retornados. Frequentadores que fizerem a devolução até 31 de agosto serão anistiados de qualquer tipo de punição, independentemente do tempo de atraso, numa iniciativa que visa recuperar o acervo e facilitar o acesso a mais leitores.

Continua após a publicidade

A diretora da BNB, Marmenha Rosário, destacou a importância da campanha ao observar o grande número de livros atrasados, o que compromete a disponibilidade das obras para outros usuários. "Nós verificamos que estávamos com um número muito grande de livros atrasados. Outros usuários procuravam e não encontravam essas obras," explicou Rosário. "Isso tem estimulado o pessoal a vir entregar livros que estão atrasados há três anos, cinco anos," acrescentou, comemorando o sucesso da iniciativa.

Em 2023, a BNB emprestou 13.917 livros, dos quais 13.164 foram devolvidos ao acervo. No ano anterior, foram registrados 7.383 empréstimos e 7.313 retornos. Atualmente, a biblioteca conta com um acervo de 52 mil volumes disponíveis ao público. O empréstimo de livros é gratuito para todos os moradores do DF e do Entorno, mediante cadastro com apresentação de documento com foto e comprovante de residência.

Frequentadores podem emprestar até cinco livros por vez, por um período de 30 dias, com a possibilidade de renovação pela internet. Aqueles que não devolvem ou renovam os livros no prazo estipulado ficam impedidos de realizar novos empréstimos por um período igual ao do atraso. A campanha de anistia busca não apenas recuperar livros para o acervo, mas também reforçar a prática da leitura entre a comunidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários