O Distrito Federal se prepara para sediar a primeira edição da Expovitis Brasil 2024, que acontecerá de sexta-feira (19) a domingo (21) no Parque Tecnológico Ivaldo Cencio, no PAD-DF. Organizado com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), através das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Turismo (Setur) e da Emater-DF, o evento promete ser um marco para a viticultura brasileira.
A feira contará com a participação de 70 vinícolas de diversas regiões do país, apresentando mais de 250 rótulos para degustação. Além das experiências enogastronômicas e de enoturismo, o evento incluirá palestras e shows de artistas renomados como Zeca Baleiro, Kleiton e Kledir, e 14 Bis, proporcionando uma experiência completa aos visitantes.
A viticultura no Distrito Federal tem se destacado, fechando o ano de 2023 com uma produção significativa de 818.950 toneladas de uvas colhidas, consolidando-se como uma das principais culturas frutíferas da região. Em abril, durante as comemorações do aniversário de Brasília, foi lançada a Rota das Uvas de Brasília, iniciativa que visa fortalecer a cadeia produtiva local e estimular o turismo na região.
A inauguração da Vinícola Brasília, formada pela união de dez vinhedos familiares estabelecidos no DF desde os anos 1970 e 1980, é um exemplo do potencial econômico da viticultura local. Com cerca de 100 empregos diretos já gerados e previsão de mais 800 empregos indiretos, a vinícola representa um importante impulso para a economia regional.
Os ingressos para a Expovitis Brasil 2024 incluem a degustação nos estandes das vinícolas participantes e estão disponíveis no site oficial do evento. Para os interessados em explorar as vinícolas da região, os tíquetes estão à venda separadamente, proporcionando uma oportunidade única de conhecer e apreciar o melhor da produção vitivinícola brasileira.
Mín. 17° Máx. 29°