Nesta sexta-feira (19), uma interrupção tecnológica global causou sérios transtornos em vários setores, afetando desde companhias aéreas até hospitais. Empresas como American Linhas Aéreas, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam seus voos devido a problemas de comunicação. Esta ordem veio logo após a Microsoft anunciar a resolução de uma interrupção em seus serviços de nuvem que impactou várias operadoras de baixo custo. Contudo, ainda não está claro se os eventos estão inter-relacionados.
De acordo com o governo australiano, as interrupções que afetaram mídia, bancos e empresas de telecomunicações estão ligadas a um problema na empresa global de segurança cibernética Crowdstrike. Em um comunicado, a United Airlines informou que uma falha de software de terceiros está afetando os sistemas de computador globalmente, incluindo os da companhia. A United também garantiu que os voos já em andamento continuam para seus destinos, enquanto trabalham para restaurar os sistemas nos aeroportos de partida.
O impacto foi particularmente severo no setor de viagens, com aeroportos em cidades como Tóquio, Amsterdã e Berlim relatando problemas com seus sistemas e atrasos nos voos. A Ryanair, a maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, também alertou sobre problemas nos sistemas de reservas e outras interrupções. Além disso, hospitais no Reino Unido enfrentaram problemas com os sistemas de reservas usados por médicos, enquanto a Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, ficou fora do ar, pedindo desculpas aos espectadores.
Bancos e instituições financeiras em vários países, incluindo Austrália, Índia e África do Sul, alertaram os clientes sobre interrupções em seus serviços. O grupo LSEG também relatou uma interrupção em sua plataforma de dados e notícias, Workspace. Enquanto isso, a Amazon Web Services (AWS) afirmou estar investigando problemas de conectividade com instâncias do Windows EC2 e espaços de trabalho. A falha parece estar relacionada ao software "Falcon Sensor" da Crowdstrike, que está fazendo com que o Microsoft Windows trave e exiba a "Tela Azul da Morte". A Crowdstrike enviou um alerta aos clientes com uma solução manual para corrigir o problema, mas até o momento, não respondeu aos pedidos de comentários.
Mín. 20° Máx. 32°